Evento acontece no Parque da Oktoberfest e vai até domingo (26)
O tempo firme e a temperatura agradável — por volta dos 25ºC —, deste sábado (25), em Santa Cruz do Sul, contribuiu para a festa dos tradicionalistas. A 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) reúne representantes de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de todo o Estado no Parque da Oktoberfest.
O clima é de festa e de reencontro dentro e fora dos ginásios, onde estão montados os palcos. No ginásio das Danças Tradicionais da Força A — a principal categoria —, as arquibancadas ficaram lotadas na tarde deste sábado (25).
Com leques e próximo do tablado, as irmãs Eronilda Cândida Santos Lucena, 79 anos, e Horacilda Lopes dos Reis, 86 anos, vieram de ônibus da Serra para acompanhar as apresentações.
— Faz 12 anos que eu vim a primeira vez e essa é a primeira vez que trago minha irmã. Fizemos essa viagem só para assistir — conta Eronilda. — Conheci o Enart por causa de uma costureira que fazia os figurinos do CTG Aldeia dos Anjos. É muito bonito — explica a professora aposentada, que veio de Gramado.
Na área externa do Parque da Oktoberfest, barracas e estruturas montadas abrigam familiares das invernadas artísticas.
Os grupos que concorrem, na maioria, ficam hospedados em hotéis e alojamentos por causa da produção antes da apresentação e descanso após. Enquanto isso, quem acampa aproveita para reencontrar conhecidos de outras regiões e preparar o churrasco. É o caso dos integrantes do CTG Galpão da Boa Vontade, de Palmeira das Missões, no Noroeste, que vieram com dois ônibus lotados e um caminhão com equipamentos.
— Nossa invernada adulta dançou na Força B ontem (sexta-feira). Não passamos para a final, mas dançamos. E, nós, os pais e familiares sempre viemos também — conta Mauri Bueno, 49 anos, autônomo, pai de uma das dançarinas do grupo. — Dá trabalho acampar e organizar tudo. Mas é muito bom estar aqui — afirma.
—A parte complicada é o banho, porque os banheiros estão lotados e tem fila. Mas é muito divertido, gostamos bastante — complementa Janaína Bueno, 46 anos, esposa de Mauri, que se preparava para levar o filho caçula, Lucca Bueno, de dois anos, para o banho.
As disputas ocorrem em 10 palcos simultâneos espalhados pelo Parque da Oktoberfest. Os vencedores das mais de 20 modalidades serão conhecidos neste domingo. Mas a grande expectativa do evento é o resultado das Danças Tradicionais da Força A. Dos 40 grupos que disputaram entre sexta-feira e sábado, 20 se classificam para a finalíssima. A cerimônia de encerramento e a consagração estão previstas para começar às 19h.
Os últimos finalistas ainda se apresentam neste sábado. Em breve, a matéria será atualizada.