Animal foi devolvido à natureza. Morador avisou área responsável da Guarda Municipal, que resgatou a cobra.
🐍Uma cobra venenosa de 1,1 metro foi capturada no pátio de uma residência no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre.
Segundo o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, órgão da Guarda Municipal, a picada do animal causa necrose na pele e pode levar à morte se não tratada a tempo.
A captura foi no sábado (11). O grupo foi acionado e realizou a captura. Depois, liberou o animal em área de mata, onde é seu habitat natural, orientado pelo Zoológico Municipal de Canoas.
A cobra é da espécie cruzeira. Conforme a médica veterinária do zoológico, Ana Paula Morel, pela análise do formato e volume da cauda, tratava-se de uma fêmea.
O inspetor chefe do GDA, Emerson dos Anjos, reforçou a importância de acionar a autoridade de responsável.
“Nunca se deve tentar capturar um animal porque ele pode reagir de forma agressiva caso se sinta ameaçado, ainda mais se tratando de uma serpente venenosa. Nossa orientação é que façam contato imediatamente conosco através do telefone 153”, salienta. Também não deve-se tentar ferir nem matar o animal, o que pode ser enquadrado como crime ambiental.