Uruguaio deixou a Arena após temporada de luxo, com 29 gols
A partir da renovação de contrato de Renato, a busca por um centroavante será prioridade para a direção do Grêmio.
O desafio será substituir à altura o artilheiro Luis Suárez, que deixou a Arena na semana passada.
GZH lista cinco centroavantes que podem ser alternativas para o Tricolor contratar para substituir o Pistolero. Confira:
Aos 32 anos, ele é um dos alvos analisados pelo Grêmio para a próxima temporada. Argentino, porém naturalizado mexicano, atua pelo Monterrey desde 2015. Na última temporada, balançou as redes oito vezes, além de duas assistências.
Com contrato encerrando em junho de 2024, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir de janeiro. Disputou a última Copa do Mundo pelo México.
Não é de fato um centroavante. No time campeão do Clausura e finalista do Campeonato Uruguaio contra o Peñarol, ele atua como ponta pelo lado direito. Entretanto, sua flexibilidade também lhe permite atuar centralizado, como ocorreu ao servir a seleção uruguaia na Copa do Mundo Sub-20 — inclusive marcando o gol do título da Celeste diante da Itália.
Aos 20 anos, Rodríguez é um dos cotados para ser eleito o melhor jogador da liga nacional — prêmio conquistado por Felipe Carballo no ano passado. Nesta temporada, marcou nove gols em 32 jogos.
Formado pelo Deportivo Cali, Luis Muriel atua no futebol europeu desde 2010, quando chegou à Espanha para defender o Granada. Depois, ele migrou para a Itália, onde usou as camisas de Udinese, Lecce, Sampdoria e Fiorentina antes de chegar à Atalanta, clube em que atua desde a temporada 2018/19.
No entanto, perdeu espaço no time Bergamo com as ascensões de Hojlund (agora do Manchester United), De Ketelaere e Lookman. No último final de semana, Muriel marcou um golaço nos acréscimos que garantiu a vitória da Atalanta por 3 a 2 sobre o Milan.
Mais um uruguaio para lista. Arezo pertence ao Granada, da Espanha, e está emprestado ao Peñarol até dezembro. Com 17 gols, é o vice-artilheiro do Campeonato Uruguaio, porém tem os dois jogos decisivos da competição para tentar ultrapassar Ignácio Ramírez (do Nacional, que marcou 19 gols).
Arezo, de 21 anos, se consolidou como centroavante, cumprindo as funções ofensivas e defensivas próximas ao gol. Gosta de jogar como pivô e movimentar-se entre os zagueiros, além de apresentar força para as disputas no jogo aéreo. Com a bola, é um legítimo finalizador. Entretanto, poderá voltar ao Granada com a chegada de Cacique Medina para o comando técnico do time espanhol.
Veterano de passagem destacada em clubes médios da Europa, como Espanyol e Middlesbrough, o uruguaio Christian Stuani está na reserva do Girona, sensação do Campeonato Espanhol. Contudo, tem marcado gols importantes, como na virada sobre o Valencia e vitória sobre o Barcelona.
Um ano mais velho do que Suárez, Stuani tem 37 anos e disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018 pela Celeste. Na atual temporada, tem oito gols em 18 partidas.