Frio segue em todo o Rio Grande do Sul., com até 1°C na Serra
O frio continua presente em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28). O ciclone extratropical se afasta para alto-mar, porém, a condição ainda é de chuva fraca a moderada no Litoral, principalmente durante a manhã. Na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, o dia pode começar com chuva fraca e, à tarde, há possibilidade de garoa. Na Serra, no Norte e no Sudoeste, o tempo segue nublado e com períodos de garoa. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, o dia será de sol entre nuvens e tempo firme, com períodos de nebulosidade.
Devido ao afastamento do ciclone para alto-mar, haverá intensificação das rajadas de vento no extremo sul do Estado, que podem chegar a 90 km/h em Pelotas e Rio Grande, por exemplo. O risco é de vento persistente, independente da chuva.
Os maiores volumes de água, nesta terça-feira, ocorrem nos municípios da Região Sul, como Chuí e Camaquã, com 25 milímetros. Isso equivale a 24% e 22% da média histórica do mês nestas regiões, respectivamente. Em Porto Alegre, são aguardados 2mm, o que representa até 1% da expectativa para a época.
A temperatura mínima ocorre em São José dos Ausentes, na Serra: 1ºC. Já a máxima está prevista para Camaquã, no Sul: 20ºC. Na Capital, os termômetros variam entre 10ºC e 14ºC.
Na quarta-feira (29), o sol volta a aparecer em todo o Estado, ainda com períodos nublados na Capital, na Serra, na Campanha e na Fronteira Oeste, mas não chove. O tempo fica firme nestas regiões e a temperatura continua baixa. Pode chover com pouca intensidade apenas no Litoral Norte, mas sem grandes volumes. A mínima de quarta-feira ocorre, novamente, em São José dos Ausentes: 3ºC. Já a máxima será registrada em Novo Tiradentes, no Norte: 22ºC. Na Capital, a variação térmica será de 11ºC a 19ºC