A primeira área que deve registrar a mudança no tempo é a Fronteira Oeste
Depois de uma sequência de dias com sol, a sexta-feira (19) deve marcar o retorno da instabilidade ao Rio Grande do Sul. No entanto, a previsão é de que a única região a registrar chuva, de maneira pontual e isolada, especialmente na segunda metade do dia, é a Fronteira Oeste. De acordo com a Climatempo, isso ocorre pela presença de uma frente fria no Oceano Pacífico somada a áreas de instabilidade no norte da Argentina. Nas demais localidades do território gaúcho, o tempo segue firme, com sol entre nuvens.
No sábado (20), segundo a Climatempo, além da Fronteira Oeste, o tempo fica instável, com chuva isolada ao longo do dia, no Sul, na Campanha e no Litoral Sul — sem grandes acumulados. O sol segue aparecendo entre nuvens nas demais áreas.
São José dos Ausentes, na Serra, deve marcar, novamente, a temperatura mínima do dia: 4°C. Já a máxima, 31°C, está prevista, mais uma vez, para Novo Tiradentes, na Região Norte. Os termômetros da Capital vão de 13°C a 25°C.
A precipitação deve se espalhar por todo o território gaúcho apenas no domingo (21). Ainda assim, não há previsão de grandes acumulados de chuva.