Foram registrados danos expressivos em Santa Maria, Cachoeira do Sul e em São Francisco de Assis, onde houve forte queda de granizo
Após as elevadas temperaturas registradas ao longo desta sexta-feira (22), a chuva chegou causando danos e transtornos no Estado. A Região Central foi uma das mais atingidas até o início desta noite. Os estragos mais expressivos foram registrados nas cidades de São Francisco de Assis, Cachoeira do Sul e Santa Maria.
Em São Francisco de Assis, houve registro de chuva forte de granizo.
Também houve chuva forte e alagamentos em Cachoeira do Sul. O Hospital de Caridade e Beneficência, na cidade, foi um dos atingidos. O ginásio da Fenarroz está disponível para receber as famílias desabrigadas. Ainda não há um balanço do número de casas afetadas. Levantamento técnico e busca por soluções devem ocorrer a partir deste sábado (23).
Em Santa Maria, a Guarda Municipal, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos trabalham no atendimentos aos chamados após o temporal do final da tarde. Segundo a prefeitura, o Comitê de Crise está, desde as 18h, reunido no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) para encaminhamento das ocorrências registradas.
Confome a prefeitura, Santa Maria foi tingida por rajadas de de 70km/h em média. Até as 19h, havia nove casas destelhadas. O bairro João Goulart registrou o maior volume de chuva: 33 milímetros às 18h. Equipes da Guarda Municipal e da Defesa Civil Municipal fazem a distribuição de lonas para residências.
O Corpo de Bombeiros atua na remoção de árvores caídas em vias públicas da cidade. Ruas e passeios públicos da área central do município já foram desobstruídos. Contudo, até as 19h20min, a Rua Benjamin Constant se mantinha interditada pelos bombeiros, que aguardavam a chegada de equipe da RGE por causa de queda de fio energizado na via.
A companhia de energia trabalha em locais com quedas de fios e postes e avalia avalia a segurança para veículos e pedestres.
Até as 19h30min desta sexta-feira, o Ciosp não havia recebido ocorrência de feridos. Já sobre quedas de galhos, árvores e postes, há registro de danos materiais em veículos e muros.
A prefeitura de Santa Maria reforça que a população redobre o cuidado ao circular por vias e passeios públicos. Quem precisar de auxílio em decorrência do temporal deve entrar em contato pelos números: