Na Fronteira Oeste e no Noroeste, a precipitação pode ter intensidade entre moderada e forte
Pancadas de chuva seguem sendo registradas em todas as regiões do território gaúcho nesta quinta-feira (10). As pancadas de chuva ocorrem principalmente a partir da segunda metade do dia. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, a precipitação pode ter intensidade entre moderada e forte. A tendência é de que, no restante do Estado, ela seja mais fraca.
Os maiores acumulados do dia, 36 milímetros, vão ser registrados em cidades como Silveira Martins e São Pedro do Sul, as duas na Região Central, e em Sobradinho e Vera Cruz, ambas no Vale do Rio Pardo. Esse volume de chuva representa cerca de 30% da expectativa para o mês nessas cidades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, válido para até as 10h de sexta-feira (11), apontando risco de temporal na Região Metropolitana, no Norte, na Serra, no Litoral Norte e em parte do Noroeste. Segundo o órgão, as rajadas de vento podem atingir até 60 km/h nessas áreas, e os acumulados podem chegar a até 50mm. Contudo, existe baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Apesar da instabilidade, as temperaturas devem ficar elevadas ao longo do dia. Isso ocorre devido ao vento quente que vem na retaguarda de uma frente fria. A mínima deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 7°C. Já a máxima, 29°C, ser marcada pelos termômetros de Vicente Dutra, no Norte. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 15°C e 25°C.
O tempo instável deve predominar ainda na sexta-feira (11) no Estado. Na Região Metropolitana e no Litoral Norte, o dia permanece chuvoso. Já na Região Central, a precipitação ocorre entre períodos de céu nublado. No Extremo Sul, a instabilidade perde intensidade. A mínima, 8°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. A máxima ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí:29°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 17°C e 26°C.