Na Metade Sul, a precipitação deve ser de menor intensidade
Uma virada no tempo, causada pela ação de uma área de baixa pressão atmosférica, traz chuva para todo o território gaúcho nesta sexta-feira (27). As pancadas de chuva predominam no Estado a partir da segunda metade do dia. Há risco de temporal no Norte, onde também podem ocorrer rajadas de vento de até 70 km/h e queda de granizo. Já na Metade Sul, a precipitação deve ser de menor intensidade.
Os maiores volumes de chuva do dia, 48 milímetros, estão previstos para 10 municípios do Norte (veja a lista abaixo). Esse valor representa entre 20% e 23% na média mensal. Na Capital, deve chover 16mm, o que representa cerca de 10% da precipitação para outubro.
A mínima vai ser registrada em municípios de diferentes regiões do Estado, como no Vale do Rio Pardo, no Vale do Taquari, no Vale dos Sinos, no Sul e na Serra: 8°C. Já a máxima, 31°C, será marcada pelos termômetros Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 14°C e 25°C.
O tempo instável persiste no Estado ao longo de sábado (28). Na Campanha e na Região Central, a precipitação ocorre em forma de pancadas intercaladas com céu nublado. Já no Norte, no Noroeste, na Região Metropolitana e no Litoral Norte, a chuva vai ser mais intensa e ainda há risco de temporal. A mínima, 11°C, ocorre em Caçapava do Sul, na Região Central. A máxima vai ser marcada em municípios da Fronteira Oeste e da Região Central: 29°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 18°C e 26°C.