Massa de ar frio que atua sobre o Estado desde o fim de semana somada ao transporte de umidade da Região Norte provoca instabilidade em todo o território gaúcho na segunda-feira
Dando sequência ao fim de semana de chuva e temporais no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Sul, a instabilidade segue atuando nos próximos dias acompanhada de baixas temperaturas em todo o Estado.
Por conta da frente fria que atua no RS desde o fim de semana, somada ao transporte de umidade da Região Norte, a segunda-feira (5) será marcada por instabilidade, com chance de chuva a qualquer momento, podendo atingir fortemente a Região das Missões, o Centro e a Região Metropolitana.
Na Capital, a mínima deve ser de 17ºC e a máxima de 25ºC. Em Ijuí, as marcas podem ser de 16ºC a 24°C, e em Candiota, o dia fica entre 11°C e 18°C.
Na terça-feira (6), a frente fria se afasta do Estado e avança para o oceano, mas o fluxo de umidade da Região Norte associado a circulação de vento em níveis mais elevados da atmosfera segue favorecendo a ocorrência de instabilidade sobre o RS.
Na Fronteira Oeste, Campanha, Sul e Litoral Sul, o dia fica nublado, com possibilidade de chuva a qualquer hora, a qual pode ser forte em alguns períodos do dia.
Na Região das Missões, Centro, Região Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte, o sol aparece entre nuvens, sem descartar chance de precipitação. As temperaturas estarão amenas no período da tarde.
Uma nova frente fria se desloca pelo Rio Grande do Sul na quarta-feira (7). Nas Regiões das Missões, Centro, Capital, Vales e Litoral, o tempo fechado terá alguns períodos de chuva forte. Em Porto Alegre, as marcas ficarão entre 17°C e 23°C.
A chuva deve atingir a Fronteira Oeste, Campanha e Sul do Estado ao longo do dia, com intensidade moderada. Em Pelotas, a mínima deve ser de 15ºC e a máxima de 19ºC. Também pode chover a qualquer momento no Noroeste, Norte e Serra, apesar do sol aparecer entre as nuvens. Em Caxias do Sul, as temperaturas serão de 15°C a 21ºC.
A frente fria avança nos próximos dias da semana, com força suficiente para modificar o tempo em outros Estados do centro-sul do Brasil no próximo final de semana. O sistema deve trazer chuva e vir acompanhado de uma massa de ar polar que derrubará as temperaturas em amplas áreas entre os dias 9 e 12 de agosto.
A Defesa Civil Municipal de Porto Alegre emitiu um alerta para a possibilidade de chuva pontualmente forte e persistente, rajadas de vento e queda de granizo na segunda (5) e na terça-feira (6). Há risco de alagamentos pontuais e elevação dos níveis em córregos, arroios e pequenos rios, mas não são esperadas grandes inundações.
Na segunda, há risco de chuva forte, com acumulados entre 25 e 40 milímetros por dia. A tendência é que a instabilidade siga atuando na terça, favorecendo os volumes entre 40 e 60 milímetros na Região Metropolitana.
O órgão recomenda que a população observe alterações nas encostas e, em caso de necessidade, busque auxílio e abrigo temporário junto a parentes e amigos ou em estrutura disponibilizada pela prefeitura. Recomenda, ainda, que os indivíduos não transitem em locais sujeitos a alagamento, inundação e deslizamento durante o período do alerta, não enfrentem o mau tempo e mantenham-se afastados de postes, árvores e placas.