Pancadas mais fortes ocorrem no Norte e na Região Metropolitana, com rajadas de vento e trovoadas
A instabilidade deve seguir em todo território gaúcho nesta quarta-feira (3). De acordo com a Climatempo, as pancadas de chuva mais fortes ocorrem no Norte e na Região Metropolitana, com rajadas de vento e trovoadas. No restante do Estado, a precipitação deve ocorrer em vários momentos do dia, mas intercalando com períodos de céu nublado. A chuva deve ser mais fraca na Fronteira Oeste, onde não está descartada apenas a ocorrência de céu nublado e garoa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, um amarelo e outro laranja, válidos até as 10h desta quarta-feira, para risco de temporal no RS. As regiões que estão correndo mais risco, de acordo com o comunicado, são o Norte e parte da Serra e do Noroeste. Porém todo o Estado está englobado no mapa de risco. Existe possibilidade, média e alta, de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O dia não será de grande amplitude térmica, ou seja, as temperaturas não variam muito ao longo do dia. Segundo a Climatempo, os termômetros no RS apontam mais frio nos últimos dias devido ao aumento da nebulosidade, uma vez que as nuvens retém calor. A chuva também contribui para que não esquente. A mínima de 9°C está prevista para Pedras Altas, no Sul. A máxima, 26°C, deve ser registrada em Novo Tiradentes e Vicente Dutra, ambas no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 21°C.
A perspectiva é de que a chuva comece a dar uma trégua para o Estado a partir da quinta-feira (4), quando não devem ser registradas pancadas na Campanha, na Fronteira Oeste e no Sul. Contudo, a precipitação ainda pode aparecer de maneira fraca no restante do RS.
A mínima ocorre em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra: 10°C. Já a máxima, 25°C, está prevista para Alto Feliz, no Vale do Caí, e Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, a temperatura fica entre 18°C e 22°C.
Fonte: Gaúcha GZH
Créditos: André Ávila / Agencia RBS