Grupo de amigos, conhecido como "Turma do Fundão", pega o mesmo ônibus diariamente e passou a fazer comemorações no veículo. Última festa teve bolo, balões e presentes para passageira grávida.
Chá de bebê, aniversário e festa de carnaval são algumas das comemorações que um grupo de amigos conhecidos como “Turma do Fundão” já fizeram em uma linha de ônibus de Santa Maria. Alice Saccol , de 20 anos, foi uma das pessoas que ganharam festa. Na última quinta (6), ela fez seu chá de bebê dentro do ônibus que faz a linha Boca do Monte-Santa Maria, que faz o caminho entre um distrito da cidade da Região Central do RS e o centro do município.
Segundo a estudante de fisioterapia, a ideia surgiu de forma espontânea pelos membros do grupo. Ela comenta que ficou emocionada quando viu a decoração, feito pelas amigas que pegam o mesmo ônibus que ela diariamente. O local estava decorado com balões na cor azul, bolo e presentes.
“Me senti muito especial naquele momento”, diz Alice, que está com sete meses de gestação, à espera de um menino.
🚌 O ônibus, da empresa Expresso Medianeira, sai às 6h50 do distrito de Boca do Monte e leva, em geral, mulheres que trabalham ou estudam em diferentes pontos da cidade. De acordo com a empresa responsável pela linha, a confraternização é uma demonstração de proximidade entre os passageiros e os funcionários que trabalham no transporte público.
“É um grupo de amigas que interage muito. Elas já tinham feito aniversário, outras festas. Como não atrapalha a segurança e a dirigibilidade, não há problema nenhum. Elas têm uma relação próxima com o motorista e o cobrador, e eles nos avisam um dia antes. É sempre tranquilo”, avalia João Vicente, gerente de tráfego da Expresso Medianeira.
No trajeto, as passageiras criaram laços de amizade e formaram um grupo, há cerca de dois anos, que transformou os 40 minutos de viagem em um momento de descontração.
“Elas têm a ideia de comemorar, são pessoas muito divertidas, muito alegres. Todos os dias, elas vão com aquele alto astral dentro do ônibus”, conta Alice.
As comemorações começaram com um simples amigo secreto entre os passageiros, que gostaram da ideia e acabaram criando outras comemorações. Agora, o grupo possui um calendário de eventos que é bem variado.
Segundo Alice, não é possível estipular um número certo de componentes, mas o cobrador Eder é o único homem participante.
“A gente tem consciência de que a gente não faz mal para ninguém, nem pra empresa, nem para o cobrador. A gente vai continuar”, explica a passageira.
Ocupando os últimos bancos do ônibus, além dos encontros presenciais o grupo também conversa por aplicativos de mensagens. “É uma forma de trazer uma manhã mais alegre, para começar bem o dia”, finaliza.