Gian Martins e Emily Dandara fazem parte do novo grupo de repatriados. Eles moravam a cerca de um quilômetro da fronteira com o Líbano e desembarcaram no fim da manhã deste sábado (14) em Porto Alegre.
Um casal brasileiro que morava em Israel recorria a uma brincadeira infantil para distrair o filho de 6 anos e fazê-lo entrar no bunker durante os ataques em Israel. A família morava na cidade de Kiryat Shmona, no Norte do país, a cerca de um quilômetro da fronteira com o Líbano, e “brincava de esconder” para convencer o menino a entrar no quarto de segurança.
“Esconde-esconde. Quando soar o alarme, a gente tem que se esconder”, relembrou o jogador de futebol Gian Martins, 30 anos, sobre o método usado com o filho mais velho.
O bunker é também chamado de quarto de segurança. A estrutura conta com paredes de concreto reforçado, janelas de ferro e portas com proteção especial.
“Tem uns 40 segundos para entrar no bunker. Entra, fecha e fica lá até avisarem que tá tudo seguro”, relatou Emily Dandara, 31 anos, esposa de Gian.
Gian, Emily e os filhos do casal, Kennedy e Lara, fazem parte do novo grupo de brasileiros resgatados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles desembarcaram no fim da manhã deste sábado (14) no aeroporto internacional de Porto Alegre.
A família estava há três anos em Israel. Eles foram recebidos pelos pais de Emily e relataram que ficarão em Viamão, na Região Metropolitana.