Segundo o governo, cerca de 20 pessoas estão no enclave palestino e solicitaram apoio para deixar o local
A aeronave enviada pelo governo federal para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza pousou na manhã desta sexta-feira (13) em Roma, na Itália. O voo chegou na capital italiana por volta das 10h25min no horário local — 5h25min em Brasília.
De acordo com a Presidência da República, a aeronave agora aguarda autorização para prosseguir com a operação e embarcar em direção ao Egito. As autoridades brasileiras esperam garantias de que os cidadãos que estão em Gaza consigam cruzar em segurança a fronteira com o país do norte da África, de onde iniciariam a viagem de retorno ao Brasil.
A aeronave utilizada na missão, VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, tem capacidade para 40 passageiros. A última informação do Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, é de que pelo menos 22 brasileiros pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza.
O governo federal brasileiro já coordenou a chegada de três voos ao país vindos de Israel. O primeiro trouxe 211 passageiros, e pousou na quarta-feira (11) em Brasília; o segundo, trouxe 214 passageiros, e pousou no Rio de Janeiro, na quinta-feira (12); já o terceiro, com 69 passageiros, pousou no Recife na manhã desta sexta-feira (13).