Colorado tem questões para resolver na escalação para enfrentar o Avenida
O retorno de Eduardo Coudet, que comandará nesta segunda (15) o primeiro treino na pré-temporada, também marca o início da semana de estreia do Inter no Campeonato Gaúcho.
Serão seis dias de atividades no CT Parque Gigante para o técnico e sua comissão definirem os 11 nomes que iniciarão diante do Avenida, no domingo (21), às 16h, no Beira-Rio.
Em relação ao time titular base da temporada passada, quatro jogadores não estarão à disposição do treinador. O primeiro deles é o Johnny, vendido para o Betis-ESP.
O zagueiro Gabriel Mercado e o meia Alan Patrick têm seis jogos, cada, de suspensão a cumprir pela briga após a eliminação para o Caxias, no último Gauchão. Já o meia Mauricio está com a seleção sub-23 e só se apresentará no Beira-Rio após a disputa do Pré-Olímpico.
A diretoria do Inter busca no mercado uma contratação para suprir a ausência de Johnny. Após Fernando desistir do acerto com o Colorado por um problema pessoal, o clube trabalha para tentar trazer Thiago Maia do Flamengo. Enquanto um novo reforço não chega, Eduardo Coudet precisa escolher entre nomes que estavam no Beira-Rio no ano passado o volante para encarar o Avenida.
A primeira opção é repetir o que foi feito nas duas últimas rodadas do Brasileirão, quando, sem Johnny, Aránguiz atuou recuado como primeiro volante, com Bruno Henrique jogando adiantado. Se a opção for por manter o chileno como o homem central da linha de três meias, Rômulo e Gabriel brigam pela vaga como primeiro volante. Domingo, o Inter confirmou o acordo com Athletic, de Minas Gerais, para compra dos direitos de Rômulo. O jogador de 23 anos assinou contrato até dezembro de 2027.
Com o torneio Pré-Olímpico tendo a data final marcada para 11 de fevereiro, Mauricio deverá voltar ao Inter apenas para a oitava rodada do Gauchão. Ou seja, o jogador escolhido por Coudet para ocupar o lado direito do meio-campo poderá ganhar uma sequência neste início de ano. Em 2023, Mauricio não teve um reserva imediato definido.
Carlos de Pena e Matheus Dias foram os jogadores que mais atuaram na ausência do camisa 23, quatro vezes cada. Matheus Dias, porém, não está à disposição para a estreia do Gauchão. Ele estava convocado para a seleção sub-23, mas acabou cortado por lesão.
Já De Pena ainda tem sua permanência no Beira-Rio discutida pelo número de estrangeiros no elenco. Nesse cenário, o mais cotado para ser titular contra o Avenida é Hyoran, que atuou com Coudet no Atlético-MG fazendo função semelhante ao que Mauricio exerce no Inter.
Principal jogador do Inter em 2023, Alan Patrick será desfalque nas primeiras seis rodadas do Gauchão. A ausência do camisa 10, que atuou como atacante desde a chegada de Coudet, abre caminho para que o recém-contratado Lucas Alario possa ser companheiro de Valencia. Mas o argentino tem contra ele a inatividade — não disputa um jogo oficial desde abril.
Caso a falta de ritmo faça Coudet optar por deixar Alario no banco, as opções para acompanhar Valencia são jogadores que já estavam no Beira-Rio no ano passado: Luiz Adriano, Lucca e Pedro Henrique.
Assim como no caso de Hyoran, o desfalque de Mercado abre a possibilidade de estreia na defesa. Contratado do Zenit, da Rússia, Robert Renan, canhoto, atua pelo lado esquerdo da zaga, a função do argentino. Ou seja, sua entrada na equipe não mexeria no titular Vitão.
Uma alternativa para Eduardo Coudet seria a entrada de Igor Gomes, que joga preferencialmente pelo lado direito. Sua entrada na equipe faria com que Vitão fosse deslocado para o lado esquerdo da zaga. Isso ocorreu, por exemplo, na derrota para o Palmeiras, em 11 de novembro, quando Igor Gomes e Vitão formaram a dupla de zaga.
Uma terceira opção para a posição de zagueiro após a saída de Nico Hernández é a improvisação de Hugo Mallo. O espanhol atuou como zagueiro em ausências de Vitão em 2023, mas teria geraria a mesma necessidade de mudança de Igor Gomes porque também atua preferencialmente pelo lado direito.