De acordo com o médico Carlos Fernando Dornelles, que atendeu os feridos, parte da estrutura do estádio caiu no momento em que a torcida comemorava um pênalti. Entre os feridos, está uma criança. Todos tiveram escoriações leves.
Parte de uma arquibancada cedeu e deixou seis pessoas levemente feridas na tarde deste domingo (13), no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. No momento da queda, acontecia uma partida pelo Campeonato Gaúcho entre Futebol Clube Santa Cruz e o Clube Esportivo Lajeadense.
O g1 tenta contato com a Brigada Militar, que estava no estádio.
Entre os feridos estava um menino, que teve ferimentos leves na cabeça, três homens também com escoriações superficiais e duas mulheres com dores nas pernas, que precisaram ter a cervical imobilizada.
De acordo com o médico Carlos Fernando Dornelles, que atendeu os feridos, parte da estrutura do estádio caiu no momento em que a torcida comemorava um pênalti a favor do Santa Cruz. A partida terminou em 1 a zero para o time da casa.
“O local era de difícil acesso. Torcida pulou com o apito do pênalti e arquibancada caiu. Quando o pênalti foi cobrado, nós estávamos fazendo o atendimento aos feridos debaixo da arquibancada”, disse.
A diretoria do Futebol Clube Santa Cruz informou que “se solidariza com os torcedores, e informa que todas as medidas prévias de segurança para a partida foram tomadas”. Segundo o clube, há autorização para vender 2.490 ingressos, conforme PPCI aprovado. E para a partida deste domingo, um número inferior a este total foi colocado à venda. O clube não informou quantas pessoas estavam no estádio. Nota completa abaixo.
A equipe do SOS Unimed, que estava no estádio, prestou socorro aos feridos com a ajuda da polícia militar, Corpo de Bombeiros e Samu.
Quatro feridos foram encaminhados para o Hospital de Santa Cruz para atendimento médico, mas já foram liberados, segundo a instituição. Um dos homens deixou a área de resgate e foi embora antes de ser levado ao hospital. Segundo informações, ele buscou atendimento por conta própria.
De acordo com o médico, para tirar os torcedores desse local, foi preciso quebrar uma parte da arquibancada e deixar o estádio pela lateral.
A direção informou que nenhuma norma de segurança foi descumprida no Estádio dos Plátanos e que apura as circunstâncias do incidente.
Seis pessoas tiveram ferimentos durante um incidente ocorrido durante a comemoração do gol do FC Santa Cruz, na partida entre Santa Cruz x Lajeadense, pelo jogo de volta da semifinal da Série A2 do Campeonato Gaúcho, que terminou em 1 a 0 para o time da casa, culminando na classificação do Galo para a final do campeonato, e para a primeira divisão do Gauchão em 2024.
Segundo apurado pelo clube, as vítimas receberam atendimento médico imediato nas ambulâncias presente no Estádio, e três delas tiveram apenas escoriações leves. O clube ainda busca informações sobre o estado de saúde dos demais envolvidos, que tiveram que se deslocar ao Hospital Santa Cruz.
A diretoria do FC Santa Cruz se solidariza com os torcedores, e informa que todas as medidas prévias de segurança para a partida foram tomadas para viabilizar o melhor espetáculo aos presentes no estádio. O clube tem autorização para vender 2.490 ingressos, conforme PPCI aprovado, e um número inferior a este total foi colocado à venda e comercializado na partida deste dia 13 de agosto. Muitos torcedores, inclusive, ficaram do lado de fora do Estádio, em virtude da tomada de ações para evitar a superlotação do local, o que, de fato, não ocorreu.
A direção destaca que nenhuma norma de segurança foi descumprida no Estádio dos Plátanos durante a partida, e o clube ainda apura as circunstâncias do incidente para viabilizar a melhor experiência aos seus torcedores durante os jogos em casa.
Daremos todo o suporte necessário para que nossos torcedores, razão única de nosso trabalho sério e responsável na gestão do clube, logo se recuperem e retornem para suas famílias.