Após 30 horas, criança com queimaduras graves é resgatada na zona rural de Santana do Livramento - Agora Já -

Após 30 horas, criança com queimaduras graves é resgatada na zona rural de Santana do Livramento



Menino de 2 anos e 8 meses, foi socorrido pelo corpo de bombeiros. Internado em Santana do Livramento, ele aguarda transferência e leito em Porto Alegre. Demora aconteceu em função das fortes chuvas.

Foto: Foto: Reprodução
14 de novembro de 2023

Com queimaduras graves pelo corpo, um menino de 2 anos e 8 meses foi resgatado pela equipe de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na noite de domingo (12), na região de Ibicuí da Armada, zona rural de Santana do Livramento, na fronteira oeste do Estado, após aguardar 30 horas por atendimento.

Por conta das fortes chuvas que persistem no RS, boa parte do acesso até o assentamento onde o menino estava aguardando socorro encontrava-se bloqueado com galhos e lama.

De acordo com o major Mário Jorge Teixeira, do Corpo de Bombeiros Militares de Santana do Livramento, os socorristas receberam o chamado para atendimento somente ao meio-dia de domingo (12).

A família informou aos socorristas que, no sábado (11), a criança teria pego um combustível que estava próximo ao fogão à lenha, no qual a mãe do menino cozinhava, e assim teria se queimado.

Segundo os bombeiros, somente por volta das 23h de domingo a equipe conseguiu acessar o assentamento, a cerca de 40 km de Santana do Livramento, e prestar os primeiros atendimentos ao menino.

Mobilização popular

Comovidos com a grave situação da criança, vizinhos e moradores da região se mobilizaram para que o menino fosse ao encontro dos socorristas.

“Eles colocaram a mãe e a criança na caçamba de uma camionete. Na frente deles, uma moto ia abrindo o percurso, tipo aqueles batedores, até encontrar a equipe de bombeiros. Essa moto foi essencial para o sucesso da operação”, relata o major Teixeira.

Após receber atendimento, o menino foi encaminhado para o complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento, onde segue internado.

“Durante o deslocamento, as queimaduras foram higienizadas e hidratadas com soro. A criança é muito forte, pois não chorava, nem esboçava dor”, destaca Teixeira.

O quadro é estável, mas, conforme explicou o major Teixeira, a família agora aguarda transferência do menino para um leito em hospital de Porto Alegre

Fonte :  g1 RS e RBS TV
 Foto: Reprodução

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados