Vice-presidente veio em voo da FAB e deve cumprir agenda em Porto Alegre à tarde
O vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, acaba de chegar à sede da Be8, em Passo Fundo, nesta sexta-feira (4). O político veio no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a assinatura do termo de compromisso da nova usina de etanol da antiga BSBios, em cerimônia que começou às 10h.
— Importante inauguração, investimento que gera emprego, renda, biodiesel, ajuda o meio ambiente. Grande conquista, vamos lá — disse Alckmin em vídeo tuitado por Beto Albuquerque, que acompanhou o voo.
A empresa vai firmar o termo de compromisso com a prefeitura de Passo Fundo para a implantação da estrutura, com previsão de conclusão em 2025. O governador gaúcho, Eduardo Leite, também deve participar do evento.
— Hoje é um dia muito importante para a nossa empresa e para o setor de biocombustível. Essa grande indústria de etanol vai ter a capacidade de suprir 23% da demanda de etanol do Rio Grande do Sul, que hoje importa 100% do etanol para consumo — disse Erasmo Battistella, presidente da Be8.
A usina vai produzir etanol nas composições anidro (sem água) e hidratado (mais puro, com até 7% de água). Outro composto da usina será o farelo de milho DDGS, que deve chegar a 155 mil toneladas por ano. O subproduto serve como opção de alimentação para bovinos.
Para a geração dos subprodutos, a usina deve processar cerca de 525 mil toneladas de cereais por ano, como trigo, triticale e milho. Por isso, a Be8 vai construir uma unidade industrial específica, diferente da matriz. As novas instalações ficarão no km 316 da BR-285.
Depois de Passo Fundo, o vice-presidente embarca para cumprir agenda em Porto Alegre. Para as 14h, Alckmin deve palestrar a empresários e políticos na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Na explanação, cujo tema é “O Brasil na Rota do Desenvolvimento Econômico e Social”, ele deve listar as ações que o governo já implementou para ampliar a produção, estimular o consumo e melhorar os indicadores sociais.
No evento, Alckmin também receberá um documento com reivindicações do setor de produção de leite, que enfrenta dificuldades no Estado. Há queixas sobre o aumento das importações de outros países do Mercosul, que concedem subsídios ao produto.
A comitiva do vice-presidente inclui o ministro gaúcho da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, o secretário de Comunicação Institucional da pasta, Maneco Hassen, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.