Meia-atacante deve ser escalado novamente como centroavante diante do São Paulo, nesta quarta-feira
Ainda sem Matias Arezo, que não foi apresentado, e Diego Costa, com uma lesão muscular, o Grêmio deve apostar novamente em Everton Galdino como referência do ataque.
O atacante foi o escolhido para substituir Cristaldo, que vinha sendo improvisado na função, e marcou um gol na vitória sobre o Operário-PR pela terceira fase da Copa do Brasil. A boa atuação no Centenário, em Caxias do Sul, rende uma nova oportunidade nesta quarta-feira (17), às 20h, contra o São Paulo.
Contratado para ser opção de velocidade e drible nos lados do campo, o atacante foi uma das surpresas preparadas por Renato Portaluppi para momentos importantes da atual temporada. Após terminar o Brasileirão de 2023 entre os titulares, perdeu espaço no começo da temporada, mas foi a campo nas partidas decisivas da Libertadores e no último clássico Gre-Nal.
— Sou pago para pensar. No ano passado, ele nos ajudou muito no final do Brasileiro. Esse ano, teve altos e baixos, mas é um jogador que segura a bola, vai para a briga — defendeu Renato, após a vitória sobre o Estudiantes na Argentina.
Renato já deixou claro que não hesitará em testar jogadores em outras posições. E Galdino é um dos exemplos dessa política. Em 2023, o jogador atuou como meia, atacante, centroavante e até mesmo volante. Versatilidade que conquistou pontos com a comissão técnica.
— Tenho que improvisar, buscar alternativas. Tem horas que a gente olha pro lado e improvisa ou seguimos com o que temos em campo — avisou o técnico, para justificar as mexidas do Gre-Nal 442.
Algumas ausências na delegação são consideradas surpresas. Jemerson, mesmo regularizado na CBF, não foi relacionado para a viagem a São Paulo e seguiu em Porto Alegre. Existia a expectativa de que o defensor fosse utilizado por conta da suspensão de Kannemann, expulso contra o Cruzeiro, e a lesão de Gustavo Martins.
Outra novidade para o jogo de hoje deve ser a escalação de Soteldo em um novo posicionamento. O venezuelano é candidato a substituir Edenilson como meia central, com Gustavo Nunes entrando na equipe titular pelo lado esquerdo.
Suspensos, o zagueiro Alan Franco e o volante Luiz Gustavo serão desfalques do São Paulo. Mas Zubeldía terá os retornos do zagueiro Ferraresi, que estava com a seleção venezuelana disputando a Copa América, e do volante Bobadilla, recuperado de uma amigdalite.