Companhia aérea Gol incluiu novas frequências e Boeing capaz de levar até 186 passageiros
O Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, passou a contar com 21 voos (pousos e decolagens) semanais após entrar na ampliação da malha aérea emergencial. O aval veio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após solicitação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em 21 de maio.
Até então, o aeroporto tinha 16 voos por semana. Segundo o ministério, os voos são acrescidos de acordo com a demanda de passageiros, a oferta das operações e rotas previstas ficam a cargo das companhias aéreas, conforme escolha do mercado.
Os voos semanais aumentaram de 116 para 134 em oito terminais gaúchos (veja a lista abaixo) após o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, que teve a operação comprometida por causa da enchente na Região Metropolitana. Questionada por GZH Passo Fundo, a Anac confirmou que a distribuição das frequências semanais pelas companhias aéreas ficou assim:
Com a autorização da malha aérea emergencial, a companhia aérea Gol foi a única a incluir voos na operação para Passo Fundo: saltou de dois para sete voos semanais. Além disso, a Gol informou que trocou a aeronave que atendia a cidade, um Boeing 737 700, com capacidade de 138 passageiros, para uma maior, o Boeing 737 800, capaz de transportar até 186 pessoas.
A partir de junho, porém, a companhia operará seis frequências semanais, resultando em 20 voos por semana para Passo Fundo. As linhas funcionarão de segunda a domingo, exceto quartas-feiras. Os horários serão os seguintes:
Já a companhia aérea Azul informou que opera sete voos semanais partindo de Passo Fundo para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Os voos continuarão sendo diários:
A Latam, por sua vez, mantém a rota que liga Passo Fundo a Guarulhos com voos diário. Os horários são:
Com o incremento da malha aérea emergencial, são 134 voos semanais distribuídos em oito aeroportos, sendo seis em diferentes cidades do RS mais a Base Aérea de Canoas, que foi adaptada e já recebe operações comerciais.
Na lista, o Aeroporto de Passo Fundo é terceiro a receber mais voos, só atrás de Caxias do Sul e Canoas. Veja como ficou a malha aérea gaúcha após os voos extras:
Voos extras também foram concedidos a dois terminais de Santa Catarina, em Florianópolis e Jaguaruna. São eles: