Registro foi feito na noite de domingo (29) pela Estação de Monitoramento de Meteoros do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Corpo celeste percorreu 50 km em 3 segundos.
A Estação de Monitoramento de Meteoros do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que fica em Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, registrou a momento em que um meteoro cortou o céu sobre Augusto Pestana, cidade na mesma região, durante a noite de domingo (29).
De acordo com Fabrício Côlvero, um dos coordenadores da estação, a velocidade estimada do corpo celeste é de 57 mil km/h. Ele entrou na atmosfera por volta das 22h22.
“Ele percorreu uma distância de 50 km em apenas 3 segundos, finalizando a queima a uma altitude de 63 km sobre o município de Tupanciretã. Pela foto, dá pra ver, inclusive, que ele sofreu três pequenas explosões antes de terminar a queima”, diz Côlvero.
Côlvero conta que, em uma análise preliminar, ele pertence à chuva de meteoros Andromedídeos e, aparentemente, não gerou meteoritos, ou seja, foi totalmente desintegrado.
A estação que fez o registro faz parte do projeto de extensão bate-papo astronômico e clube de astronomia. Ela integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon)
Fonte : g1 RS
Foto : Foto: Estação de Monitoramento de Meteoros do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)/Divulgação