Equipe da UFMG chegou a apontar o Tricolor com 18% de possibilidade de levantar a taça
Depois de duas derrotas consecutivas no Brasileirão, o Grêmio vê as chances de alcançar a taça quase desaparecem. É o que mostra o acompanhamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que coloca o Tricolor com 1,7% de possibilidade de título depois do resultado negativo de 3 a 0 diante do Atlético-MG neste domingo (26).
Antes de perder para o Corinthians na Arena, na penúltima rodada, o Grêmio empolgava-se com o sonho de ser campeão. Os números em ascensão posicionavam o time de Renato Portaluppi 18% de chances. Hoje, o Grêmio tem o mesmo índice do Bragantino, derrotado pelo Inter no Beira-Rio, e está atrás de Atlético-MG, Botafogo, Flamengo e Palmeiras (veja as chances de cada um abaixo).
Quanto à vaga na Libertadores, a classificação matemática ainda não veio. Mas está quase. Apesar dos maus resultados recentes, o torcedor gremista já pode fazer planos para a competição continental do próximo ano. O Tricolor tem 99,6% de probabilidade de vaga, assim como o Bragantino.
Resta somente saber se a vaga será direta ou indireta. Palmeiras, Botafogo e Flamengo confirmaram classificação matemática e se juntam a Fluminense, campeão da Libertadores deste ano, e São Paulo, campeão da Copa do Brasil, no grupo de representantes brasileiros.
O Grêmio volta a campo diante do Goiás na próxima quinta-feira (30), às 19h, na Arena. Os últimos desafios serão contra o Vasco, em Porto Alegre, e o Fluminense, no Rio.
Os números são do Departamento de Matemática da UFMG.