Temperaturas baixas também demandam cuidados com os animais.
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Presença de ciclone extratropical no oceano, distante do continente, também favorece a condição, que deverá predominar até quarta-feira (14)
A segunda semana de agosto será de temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul. O frio, que já estava presente na região, se intensifica com a chegada de outra massa de ar frio no fim deste domingo (11). Essa nova massa deve manter a temperatura baixa até quarta-feira (14), com seu pico de frio e geadas intensas na terça-feira (13), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além disso, a formação de um ciclone em alto mar também deve favorecer a queda da temperatura no Estado. O fenômeno, mesmo que longe do continente, impulsionará vento frio para grande parte do país e não deve apresentar condições para chuva, apenas maior formação de nebulosidade nas áreas costeiras gaúcha, de acordo com a Climatempo.
Devido ao avanço da massa de ar polar, o Inmet divulgou um alerta de risco potencial para todo o RS e Santa Catarina e parte do Paraná. O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) classificou o alerta como uma onda de frio com grau de severidade perigoso. Sua classificação se deve à previsão de temperatura 5ºC abaixo da média, o que pode trazer risco à saúde. Ele começa às 18h deste domingo e é válido até às 11h de terça.
De segunda a quarta-feira existe a condição para formação de geada no Estado. Na segunda, será em áreas da Campanha, Sul, Serra, Norte e parte do Noroeste. Já na terça-feira, a condição estará em praticamente todo o RS, inclusive na Capital, com exceção de áreas do Extremo Leste e faixa litorânea. Na quarta-feira a condição volta estar na Campanha, Sul, Serra, e Norte, além do Litoral Sul, Região Central, e Vales.
Mesmo com a baixa temperatura, o sol deve predominar na segunda e terça-feira, com pouca ou nenhuma nuvem. Na quarta-feira, o predomínio segue sendo de tempo estável em todo o RS. A temperatura começa a se elevar gradativamente, mas a sensação de frio deve persistir.