Atleta brasileira derrotou a israelense Raz Hershko
Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Paris. A brasileira venceu a israelense Raz Hershko no começo da tarde desta sexta-feira, na categoria acima de 78kg.
Os bronzes ficaram com Kim Hayun, da Coréia do Sul, e Romane Dicko, da França.
Durante o combate, Bia Souza manteve a calma diante da oponente e, com apenas 44 segundos, aplicou um waza-ari. Em seguida, as duas judocas receberam um shido cada.
A partir daí, Bia soube administrar as tentativas de entrada de Raz Hershko. O tempo se esgotou e a brasileira começou a comemorar a chegada ao lugar mais alto do pódio.
Bia fez valer o retrospecto positivo contra Raz Hershko. No quinto combate entre elas, quinta vitória para a brasileira.
Beatriz Souza fez a estreia dos sonhos em Jogos Olímpicos. Ela venceu quatro adversárias, incluindo as outras três medalhistas. Vice-campeã mundial, ela se vingou da francesa Romane Dicko, diante dos olhares incrédulos da torcida da casa.
Oitavas: vitória por ippon (harai-goshi) diante de Izayana Marenco, da Nicarágua (NCA)
Quartas: vitória por waza-ari ( sumi-otoshi) diante de Kim Hayun, da República da Coreia (KOR)
Semifinal: vitória por ippon (kesa-gatame) diante de Romane Dicko, da França (FRA)
Final: vitória por waza-ari (o-soto-guruma) diante de Raz Hershko, de Israel (ISR)
A conquista de Bia Souza representa a quinta medalha de ouro do judô brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Curiosamente, três dos outros quatro medalhistas estão em Paris. Rogério Sampaio é chefe da missão da equipe brasileira em Paris, enquanto Sarah Menezes é a técnica de Bia. Rafaela Silva é sua colega de equipe.
Aurélio Miguel – 65kg masculino em Seul 1988
Rogério Sampaio – 95kg masculino em Barcelona 1992
Sarah Menezes – 48kg feminino em Londres 2012
Rafaela Silva – 57kg feminino na Rio 2016