Entre os dias 20 e 28 de julho, 120 animais que perderam seus tutores em meio à catástrofe climática poderão ser adotados no Estado fluminense. A iniciativa percorre sete shoppings cariocas na busca de um novo lar aos cachorros
Resgatados durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, 120 cães serão levados para adoção no Rio de Janeiro. Entre os dias 20 e 28 de julho, a iniciativa Adote um Pet Gauchinho reúne os animais em sete shoppings do Estado, com objetivo de achar um novo lar aos bichinhos.
Mais de 10 mil animais foram resgatados de áreas atingidas pela enchente que devastou o Rio Grande do Sul em maio, apontam dados do governo estadual. No entanto, o número pode ser ainda maior. Destes, milhares seguem sem um lar definitivo, não encontraram seus tutores, e ainda vivem em abrigos.
Dos filhotes aos “idosos”, com o tradicional pelo caramelo ou em tons de branco e preto, e de todos os tamanhos. Os cachorrinhos abrangem todos os estilos, em sua maioria não tem raça definida, destaca matéria do Globo. A iniciativa foi idealizada pelas empresárias Patricia Sallum e Victoria Gibran, que acompanharam através das redes sociais os resgates de diversos animais gaúchos e foram sensibilizadas pelas cenas.
No dia 20 de julho, das 11h às 16h, o shopping Leblon, no Rio de Janeiro, recebe 40 animais disponíveis para adoção. No dia seguinte, mais 22 animais serão expostos nos shoppings Carioca e Vila Parque, das 14h às 18h. A campanha Adote um Pet Gauchinho ainda segue até o dia 28 deste mês e percorre os shoppings Bangu, Caxias, Norte e Grande Rio.
Para levar os cães até o Rio de Janeiro, a campanha conta com parceria da Força Aérea Brasileira, que se responsabilizou pelo transporte dos animais em aviões oficiais do Exército Brasileiro. Os animais serão hospedados gratuitamente em hotéis especiais para pets e receberão alimentação e acessórios como roupinhas e guias.
— O sucesso do projeto não seria possível sem a colaboração da FAB e de todas as empresas, órgãos e artistas que abraçaram esta causa conosco. Agora, contamos com a solidariedade dos cariocas para oferecerem um lar de amor e aconchego para estes cãezinhos, que estão acorrentados em baias, há mais de 60 dias na esperança de um lar — comenta Patricia Sallum.
Voluntários para auxiliar na logística e organização do evento estão sendo selecionados pela Sallum Comunicação Social, Arcanimal e Grupo de Resposta a Animais em Desastre (GRAD), instituições à frente do evento. Para se voluntariar, basta responder o formulário disponível neste link.