Termômetros ficaram abaixo de 0°C em outras nove cidades espalhadas pela Campanha, Fronteira Oeste, Região Sul e Central, áreas com alerta de onda de frio emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Os termômetros registraram temperatura negativa em 13 municípios do Rio Grande do Sul, espalhados entre a Fronteira Oeste, Campanha, Região Sul e Central, durante o amanhecer desta terça-feira (9). Dom Pedrito, na Campanha, registrou a mínima mais baixa do Estado nesta manhã, com –4,2ºC, seguido de Quaraí, na Fronteira Oeste, onde a mínima foi -4°C.
Os termômetros também ficaram abaixo de 0°C em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, onde a mínima foi de -3,1°C. Já em Bagé, na Campanha, a mínima foi-3°C, e teve incidência de geada. Outros nove municípios gaúchos tiveram temperatura negativa nesta terça-feira (veja a lista ao fim desta matéria)
Em Porto Alegre, a mínima foi de 6,5ºC, registrada entre as 6h e 7h. A média histórica do mês de julho na Capital é de 10,4ºC, conforme a Climatempo. Em Santa Maria, Região Central, a mínima variou em diferentes pontos da cidade .
O Rio Grande do Sul enfrenta a segunda onda de frio do ano, que teve início no último sábado (6). O fenômeno, resultado de uma massa de ar polar que avança sobre o território gaúcho, derruba a temperatura em ao menos 5°C abaixo da média histórica para cada município nesta época do ano. Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que abrange todo o Rio Grande do Sul, exceto a Região Norte, aponta que os termômetros devem seguir com mínimas baixas até a manhã de quarta-feira (10).