Aves foram encontradas dentro de residência no centro de Erechim.
3º BABM / Divulgação
Gaiolas apreendidas serão destruídas.
3º BABM / Divulgação
Animais eram mantidos em condições insalubres .
3º BABM / Divulgação
Foram recolhidos 28 animais das espécies conhecidas como trinca-ferro, sanhaço-frade, cardeal, azulão, canário-da-terra e pintagol exótico. Também houve apreensão de 43 gaiolas e cinco armadilhas para capturas de aves. Suspeitos responderão por crime contra a fauna e maus-tratos
Vinte e oito pássaros silvestres mantidos em cativeiro em condições insalubres foram resgatados de uma residência no centro de Erechim, no norte do Estado, na tarde de quarta-feira (26). Na residência, foram apreendidas 43 gaiolas e cinco armadilhas para capturas de aves.
As aves resgatadas são das espécies conhecidas como trinca-ferro, sanhaço-frade, cardeal, azulão, canário-da-terra e um pintagol exótico.
Conforme informações do 3º Batalhão Ambiental (BABM), os suspeitos possuíam cadastro junto ao Ibama para criação amadora de aves silvestres. Contudo, responderão por crime contra a fauna e maus-tratos a animais, em razão da situação insalubre em que os animais foram encontrados. Somente quatro dos pássaros estavam com argolas de identificação, e cinco em desacordo com a normativa.
Os pássaros foram encaminhados para avaliação veterinária. Após adaptação, eles serão devolvidos à natureza. As gaiolas e armadilhas apreendidas serão destruídas.