Vento pode chegar a 90 km/h no Litoral Norte
A quarta-feira (29) será de tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul. O ciclone extratropical que trouxe instabilidades para o Estado se afasta para o alto-mar, e o sol volta a aparecer em todo o território gaúcho. Há previsão para variação de nuvens, principalmente pela manhã, na Região Metropolitana, na Serra, na Campanha e na Fronteira Oeste, porém, sem chuva.
O Litoral Norte é a única área onde pode chover, mas rapidamente e com baixa intensidade. Os maiores volumes de água ficam concentrados no Litoral, em cidades como Xangri-lá e Torres, com 5 milímetros, equivalente a até 4% da média histórica para maio.
Devido ao afastamento do ciclone para alto-mar, haverá intensificação das rajadas de vento na faixa litorânea do Estado, podendo chegar a até 90 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para ventos costeiros no Rio Grande do Sul, abrangendo o Litoral, parte da Região Metropolitana e o Sul.
A temperatura permanece baixa em todo o RS. A mínima de quarta-feira será em São José dos Ausentes, na Serra, com 3ºC. Já a máxima será registrada em três municípios gaúchos: Novo Tiradentes, no Norte; Camaquã, no Sul; e Alto Feliz, no Vale do Caí, com 22ºC. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 11ºC e 18ºC.
O sol brilha forte no feriado de Corpus Christi no RS. A previsão é de tempo firme e sem chuva desde quinta-feira (29) até o domingo (2) em grande parte do Estado. Na quinta-feira, o sol começa a aparecer mais, porém a temperatura não sobe tanto, devido à influência de uma massa de ar frio de origem polar. Há possibilidade de geada na Serra.
A mínima de quinta-feira será registrada em São José dos Ausentes, na região serrana: 0ºC. A máxima ocorre novamente em Novo Tiradentes, no Norte: 24ºC. Na Capital, a variação térmica será de 8ºC a 19ºC.
As condições de tempo permanecem as mesmas na sexta-feira (30). Já para o final de semana, o tempo permanece aberto e sem chuva em praticamente todo o Estado. A única região onde pode ocorrer alguma instabilidade é no Sul; no entanto, o volume não será significativo.