Inmet emitiu alertas para altos índices de chuva no RS
A sexta-feira (3) será mais um dia de chuva no Rio Grande do Sul, com ameaça de impacto a partir do aumento do nível dos rios. A temperatura segue mais baixa no território gaúcho devido a uma massa de ar frio. Na região das Missões, na Região Central, nos Vales e na Região Metropolitana, chove ao longo de todo o dia. No Norte, a previsão é de tempo fechado e tempestades que ocorrem a qualquer momento do dia. Na Fronteira Oeste, há previsão para algumas aberturas de sol e chuva pela manhã, enquanto no Sul e em parte da Campanha, o dia fica nublado com possibilidade de garoa ao longo do dia.
Áreas como o Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo ainda devem ter registro de água, mas em uma intensidade bastante menor do que o verificado nos últimos dias. Montenegro, no Vale do Caí deve ter 26 milímetros e Lajeado, no Vale do Taquari, cerca de 25 milímetros. Já Santa Maria, visitada pelo presidente Lula nesta quinta-feira (2), deve ter 20 milímetros de chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de temporais para o Rio Grande do Sul. Os comunicados indicam diferentes graus de perigo, dependendo das regiões abrangidas. A metade norte do Estado segue sendo a área de maior preocupação. O primeiro alerta, vermelho, válido até 12h de sexta-feira, abrange a Região Norte, o Noroeste, a Serra, o Litoral Norte e parte da Região Metropolitana, e indica chuva superior a 100 milímetros ao dia e grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e encostas.
Já o aviso laranja, também válido até 12h de sexta-feira, engloba a Região Norte, o Noroeste, a Serra, o Vale do Rio do Sinos e parte do Litoral Norte, alertando para possibilidade de tempestades com acumulados de até 100mm/dia, ventos intensos de até 100km/h e queda de granizo.
Capão da Canoa, no Litoral Norte: 70 milímetros (70% da média histórica de maio)
Passo Fundo, no Norte: 152 milímetros (89% da média histórica)
Santa Maria, na Região Central: 20 milímetros (15% da média histórica)
Porto Alegre, na Região Metropolitana: 24 milímetros (21% da média histórica)
Caxias do Sul, na Serra: 96 milímetros (65% da média histórica
Montenegro, no Vale do Caí: 26 milímetros (20% da média histórica)
Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo: 12 milímetros (10% da média histórica)
Lajeado, no Vale do Taquari: 25 milímetros (19% da média histórica)
Passo Fundo, no Norte: 152 milímetros (89% da média histórica)
Bom Jesus, na Serra: 120 milímetros (85% da média histórica)
Vista Alegre do Prata, na Serra: 96 milímetros (64% da média histórica)
Vicente Dutra, no Norte: 96 milímetros (56% da média histórica)
Veranópolis, na Serra: 96 milímetros (67% da média histórica)
Vacaria, na Serra: 96 milímetros (63% da média histórica)
Tupanci do Sul, no Norte: 96 milímetros (60% da média histórica)
Três Arroios, no Norte: 96 milímetros (58% da média histórica)
Taquaruçu do Sul, no Norte: 96 milímetros (55% da média histórica)
Severiano de Almeida, no Norte: 96 milímetros (65% da média histórica)
A temperatura segue reduzida em todo o RS. Na Serra, a variação térmica será de 18ºC a 22ºC em Caxias do Sul, e 16ºC a 22ºC em Bento Gonçalves. Em Erechim, no Norte, os termômetros variam entre 16ºC e 21ºC, e 15ºC e 20ºC, respectivamente. Na Região Central, em Santa Maria, 14ºC a 19ºC. Em Porto Alegre, na Região Metropolitana, 17ºC a 21ºC. Já em Novo Hamburgo, no Vale do Rio do Sinos, de 18ºC a 22ºC.
Em Torres, no Litoral Norte, a temperatura varia entre 17ºC e 22ºC. Na Fronteira Oeste, em Uruguaiana, a amplitude térmica será de 13ºC a 21ºC. Em Bagé, na Campanha, os termômetros flutuam entre 9ºC e 18ºC. Na Região das Missões, em Vitória das Missões, a variação de temperatura será de 18ºC a 23ºC. A mínima de todo o Estado será registrada em Caçapava do Sul, na Campanha: 7ºC. Já a máxima ocorre em Vicente Dutra, no Norte: 26ºC.
No sábado (4), uma área de baixa pressão atmosférica se desloca do interior do continente em direção à costa, e junto com a umidade que vem do Norte do País, mantém o tempo instável no RS. Destaque para as Missões, o Norte, os Vales, a Serra, a Região Metropolitana e o Sul, onde a condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. No Norte e Litoral Norte, na divisa com Santa Catarina, há alerta para temporais. Já na Fronteira Oeste, o Sol aparece entre nuvens, enquanto na Campanha, garoa pela manhã.
Os maiores volumes de água estão previstos para municípios como Vista Gaúcha, no Noroeste, e Vista Alegre do Prata, na Serra, com 36 milímetros, o que equivale a até 20% e 24% da média histórica do mês de maio. Em Porto Alegre, são esperados 10 milímetros de chuva, o que equivale a até 9% do acumulado previsto para esta época.
A mínima ocorre em Pedras Altas, no Sul: 10ºC. Já a máxima será em Novo Tiradentes, no Norte: 28ºC. Na Capital, a variação térmica será de 18ºC a 22ºC. No domingo (5), a instabilidade perde força no Estado, mas ainda persiste em quase todas as regiões. A temperatura já volta a subir após a passagem de uma massa de ar frio.