Detido é proprietário de um empreendimento de produção leiteira; ele responde em liberdade
Um homem foi preso por poluir a sanga Lajeado dos Marrecos e causar a mortandade de peixes no interior de Três Passos, na segunda-feira (15). Ele foi identificado após denúncias enviadas ao Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), que flagrou o descarte irregular.
O preso é o proprietário de um empreendimento de bovinocultura leiteira que não tinha licença de operação. Ele descartava os resíduos da produção de leite na sanga, o que causou o desequilíbrio ambiental e a perda da fauna do local.
A BABM encaminhou o homem à delegacia de Três Passos, onde ficou detido e foi liberado em seguida. Conforme o delegado Marion Volino, que acompanha o caso, o proprietário irá responder o inquérito policial por crime ambiental.
Conforme a lei nº 9.605/1998, é crime causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Para esses delitos, a pena é multa e um a quatro anos de prisão.