Golpistas burlam identificador de chamadas e se passam por bancos no RS; saiba como se proteger - Agora Já -

Golpistas burlam identificador de chamadas e se passam por bancos no RS; saiba como se proteger



Fraude consegue fazer com que o número que aparece na tela do celular seja o mesmo da instituição financeira da vítima

Foto: Repórter recebeu ligação de golpistas. Reprodução / Agência RBS
3 de março de 2024

Golpistas estão burlando o identificador de chamadas telefônicas para se passar por bancos e aplicar fraudes no Rio Grande do Sul. A denúncia do falso call center foi veiculada na edição de sábado (2) do Jornal Nacional.

Uma consultora de vendas de Santa Cruz do Sul, a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre, pensou que a ligação que recebeu era do banco. O número que apareceu na tela do celular era igual ao da central telefônica que ela tinha armazenado na própria agenda do telefone.

Durante o contato telefônico, um golpista perguntou se a consultora de vendas tinha feito compras e pagamentos de boletos no valor de R$ 16 mil. Para cancelar as despesas e receber o dinheiro de volta, ela teria que transferir a quantia para outra conta corrente. A mulher acabou realizando a transação.

— Significa a perda de toda uma economia de anos. Eu não só perdi uma parte de uma poupança, mas também foram compras no cartão de crédito. Eu precisei pagar o cartão de crédito para não virar uma bola de neve. Tive que fazer um empréstimo para poder pagar.

Tentativa de golpe a repórter

O repórter Giovani Grizotti, da RBS TV, recebeu o mesmo tipo de ligação. O número era igual ao do banco. Inicialmente, o jornalista ouviu uma gravação para confirmar uma suposta compra pela internet.

— Entramos em contato para verificar se reconhece uma compra online no valor de R$ 4.790,00. Caso reconheça, digite 1 e realizamos a liberação da sua compra. Caso não reconheça, digite 2 e fale imediatamente com um de nossos atendentes — dizia a mensagem.

O repórter discou o número 2. Um segundo golpista atendeu e perguntou se foi feita a compra.

Repórter: Não, eu não fiz essa compra.

Golpista: Vamos fazer o cancelamento?

Repórter: Pode, pode sim.

Diante da sinalização positiva, o homem pede a senha. Ao receber um número errado, ele desliga.

Golpista: Vou pedir para o senhor informar aqui na ligação a sua senha de transação, por gentileza.

Repórter: 0171.

Golpista: Senhor? A senha de transação contém 6 dígitos, senhor.

Saiba como não cair

O advogado e especialista em crimes cibernéticos José Milagre diz que são utilizados aplicativos para reproduzir o número dos bancos.

— Estes números que as pessoas recebem ligações que são idênticos aos de instituições oficiais são falseados por meio de programas e sistemas que permitem que se altere o ID do originador da chamada, colocando, inclusive, o número de uma instituição financeira — alerta.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que deve implementar em abril uma ferramenta para bloquear chamadas adulteradas.

O diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Valter Faria, pontua que os “bancos trabalham de forma passiva, aguardando que o cliente ligue pros números das centrais de atendimento”.

Fonte : GZH 
Foto : Reprodução / Agência RBS

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados