Direção trabalha em várias frentes pelo próximo centroavante
O Grêmio terá um outro estrangeiro com a camisa 9 em 2024. Após a experiência de sucesso com Luis Suárez no ano passado, o nome do próximo centroavante da equipe é tratado como principal peça a ser buscada para a nova temporada. Sem muitos recursos à disposição, a direção pretende fazer um investimento maior para assegurar um jogador de impacto para a posição.
A questão agora é qual será o idioma do comandante do ataque gremista. Dois nomes que surgiram do Exterior nos últimos dias são tratados como os alvos. Um deles fala espanhol. O argentino naturalizado mexicano Rogélio Funes Mori, 32 anos, e que tem contrato até junho com o Monterrey-MEX. O outro entende português, mas fala inglês e francês. É o camaronês Vincent Aboubakar, 31 anos, e que está em litígio com os turcos do Besiktas.
O nome que parece mais próximo de se tornar realidade é o de Funes Mori. Como o jogador tem contrato por encerrar com o clube mexicano em junho, ele pode assinar um pré-contrato com qualquer interessado. Segundo apuração do repórter Rodrigo Oliveira, o clube mexicano aceitou a proposta do Grêmio. A direção do clube já busca substitutos para o jogador, mas a negociação com o Tricolor ainda não teria avançado pela falta de acordo da equipe gaúcha com o centroavante.
— O Rogelio (Funes Mori) é uma pessoa especial no clube, um artilheiro histórico. Mas sempre tentamos transmitir que o Rogelio tem a possibilidade de ir para qualquer um dos clubes que nos perguntaram sobre ele. Um deles, já conhecido por vocês, é o Grêmio. Estamos abertos e passamos ao Rogelio a proposta do Grêmio. Aí, ele finalmente vai decidir se esta oferta o convence. Estamos aguardando — disse o presidente do Monterrey, Jose Antonio Noriega, em entrevista coletiva.
Desde o início da temporada mexicana, Funes Mori atuou por 17 jogos pelo Monterrey, marcou sete gols e deu duas assistências. Lançado como profissional pelo River Plate em 2009, o jogador está no futebol mexicano desde 2015. O bom desempenho no país o levou a ser chamado para a seleção local. Ele esteve com o México na disputa da Copa do Mundo do Catar, em 2022, mas não teve participação destacada.
Em uma situação mais complexa, o Grêmio também monitora a situação de Vincent Aboubakar. Famoso na Europa pela passagem de 58 gols em 128 jogos pelo Porto, de Portugal, o centroavante está em litígio no Besiktas. Segundo o repórter Fatih Dogan, do TRT Sports, o Tricolor formalizou uma proposta pelo camisa 10 da equipe e da seleção camaronesa. Desde agosto, Aboubakar tem 11 gols e três assistências em 22 jogos pelo clube.
A concorrência por Aboubakar, segundo a imprensa turca, vem de clubes da Arábia Saudita e da Rússia. O Besiktas demitiu Riza Calimbay na semana passada e espera pela contratação de um novo técnico para definir sua posição na janela de transferências de janeiro. A questão é que a direção pretende se desfazer do camaronês para abrir a possibilidade de trazer um outro estrangeiro.
Além das chegadas confirmadas de Soteldo e Dodi, ambos do Santos, o Grêmio ainda trabalha para finalizar as contratações para o próximo ano. Geromel, Bruno Uvini, Galdino e Caíque renovaram contrato para 2024. A ideia é que ainda será necessário encontrar no mercado um lateral-esquerdo, um volante de características mais defensivas e um goleiro para brigar pela titularidade.
Além da possibilidade de uma investida em Marcelo Grohe, o nome do argentino Andrada é outro que foi vinculado ao Grêmio. O ex-goleiro do Lanús também está no Monterrey, como Funes Mori, e foi procurado pela direção recentemente. O argentino tem contrato até 2025 e precisaria ser comprado para reforçar o Tricolor.