Clube mantém confiança em permanência para o técnico
O Grêmio quer Renato Portaluppi no comando do time para 2024. A permanência do técnico é considerada uma das prioridades da direção para o ano que vem e, ao que tudo indica, terá a Libertadores como principal objetivo. Mesmo que uma frase do técnico após a goleada sofrida para o Atlético-MG possa ter sido interpretada como um recado de que ele poderá não seguir no clube.
Uma conversa nos próximos dias, provavelmente após o fim do Brasileirão, acertará ou não o retorno do técnico para mais uma temporada no clube. Uma sequência de trabalhos que marcaram os melhores momentos do Tricolor nos últimos anos, como a conquista da Libertadores e da Copa do Brasil.
A parceria também deu frutos mais recentemente. Sob o comando do treinador, o Grêmio fez a pontuação que faltava para confirmar o retorno à Série A no ano passado. E que foi o primeiro ato oficial da gestão de Alberto Guerra após a eleição em novembro de 2022. A comitiva da direção que esteve no Rio de Janeiro para selar a renovação com Renato deu largada na preparação para 2023. E a expectativa é repetir o ato. Mesmo que uma declaração do técnico tenha dado a entender que a parceria possa estar próxima do fim.
— Quando terminar o último jogo, contra o Fluminense, todas as perguntas sobre quem vai ficar e quem vai embora, façam a eles (direção). Eu vou estar de férias. E provavelmente férias prolongadas — disse.
A frase, no entanto, não repercutiu como um alerta dos planos do treinador para a próxima temporada para quem conhece Renato. Desde o fim de outubro o discurso sobre essa situação é repetido pela direção. A conversa para selar a permanência do comandante só ocorrerá quando o Grêmio alcançar o objetivo de confirmar uma vaga na próxima Libertadores. Ou talvez, ainda, mesmo que tenha se tornado muito difícil após as últimas duas derrotas, estar na briga pelo título até enfrentar o Fluminense na última rodada.
— O momento (para começar a negociação) é quando a gente atingir os nossos objetivos. Se esse objetivo chegar antes do final do Brasileirão, aí a gente pode começar a tratar disso. Se ele chegar só depois do último jogo, aí a gente tem que esperar, porque envolve orçamento e investimento, dependendo de uma classificação ou não para a Libertadores — declarou Guerra, antes da vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba.
Segundo fontes consultadas por GZH junto à direção do clube, a intenção é de que as partes entrem em acordo para a manutenção do trabalho de Renato para 2024. Ainda mais pela perspectiva de dar sequência ao que foi feito nesta temporada. Mesmo em um ano de reestruturação no clube, o Tricolor conquistou o Gauchão, avançou até as semifinais da Copa do Brasil e vai para as últimas rodadas do Brasileirão entre os candidatos ao título.
A informação apurada pelo colunista de GZH Eduardo Gabardo é de que uma das questões que será analisada por Renato e seu estafe é a capacidade de investimento do clube para a próxima temporada. O planejamento feito pela direção é aumentar o valor à disposição do departamento de futebol para reforços. E com eventuais recursos oriundos da saída de alguns dos nomes, investir na aquisição de outros jogadores para posições consideradas carentes.