Meia foi decisivo nas vitórias sobre Flamengo e América-MG
Franco Cristaldo está ressurgindo como um jogador determinante nas recentes vitórias do Grêmio. Contra o Flamengo, foi do argentino a jogada e o passe para Nathan Fernandes virar o jogo na Arena. Além disso, diante do América-MG, o meia marcou o gol que assegurou a vitória por 4 a 3. Virada de chave atribuída às conversas recentes que teve com o técnico Renato Portaluppi.
Nas últimas semanas, Cristaldo viveu uma montanha-russa de emoções — indo de quatro substituições seguidas no intervalo, uma decepção de um pênalti perdido diante do Fortaleza, até esgotar a paciência de Renato no Morumbi e sair do jogo logo aos 28 minutos da derrota para o São Paulo.
Entretanto, além da resiliência apresentada pelo argentino, foi do treinador também o papel de recuperar o crédito do meia, especialmente na sequência de três derrotas no Brasileirão. O gol de Nathan, contra o Rubro-negro carioca, foi uma jogada de persistência de Cristaldo, que divide com Pablo e Gérson, e serve o jovem atacante gremista de carrinho. No Independência, o gol marcado teve a inteligência de fugir do impedimento após a cobrança de escanteio e receber de Suárez em condição de finalização.
— Eu não vinha bem e ele (Renato) sempre me respaldou, falou muito comigo. Estou muito feliz — disse Cristaldo após o gol que garantiu o 4 a 3 em Belo Horizonte.
— Ele é um jogador importante para a gente. Sempre passei confiança para ele, principalmente quando estávamos sendo criticados. É um jogador muito inteligente para jogar e foi decisivo com o gol da vitória — afirmou Renato.
Aos 27 anos, Franco Cristaldo acumula agora 10 gols e 12 assistências em 46 jogos na temporada. Só não fez mais gols e deu mais passes para companheiros marcarem que Luis Suárez, que balançou as redes 22 vezes e ainda foi garçom outras 15. Contudo, depois de dois erros seguidos, deixou de ser o cobrador oficial de pênaltis.
— Renato sabe das dificuldades, daquelas que nós externamente vemos e daquelas que só ele, que vive o dia a dia, vê. Como bom gestor que é, soube dar a devida confiança. Além disso, penso que a melhora coletiva, ainda longe da perfeição, tornou o cenário dentro das quatro linhas mais confortável para que Cristaldo entregue aquilo que ele sabe fazer — aponta Jéssica Cescon, comentarista do Sportv.
Entretanto, Cristaldo ainda enfrenta questionamentos sobre a sua colaboração com a equipe em demais fases do jogo, a intensidade para cumprir as funções defensivas da mesma forma que participa do ataque. Meia-atacante, que atua preferencialmente por trás do centroavante, com capacidade de pisar na área para finalização, ele foi escalado por vezes como ponta, posicionamento que não permitia Renato preservá-lo de marcar.