O prefeito de Erval Seco, Leonir Koche (PSDB), concedeu uma entrevista em que proferiu uma frase considerada racista enquanto falava das obras realizadas na cidade. Na gravação em vídeo, ele diz que “fizemos realmente um trabalho de gente branca, vamos dizer, um trabalho perfeito”.
A fala aconteceu em uma transmissão da rádio Complexo Luz e Alegria há uma semana, na quinta-feira, dia 17 de agosto. O vídeo foi publicado no perfil do Facebook da emissora, mas retirado do ar depois que o veículo recebeu um ofício da prefeitura, que pediu a remoção alegando a repercussão negativa do fato. GZH Passo Fundo procurou o prefeito de Erval Seco, que confirmou a existência do ofício.
Em entrevista por telefone à reportagem, Koche afirmou que “não teve a intenção de machucar ninguém” e que essa é uma “expressão popular”.
— Não tive intenção nenhuma de ofender ninguém, é uma metáfora que a gente usa muito aqui, ‘um serviço de gente branca’, um serviço bem feito, mas nunca fui racista. Não tinha ideia que ia dar essa repercussão. Tanto que eu tenho “N” morenos trabalhando comigo, mas enfim, isso pegou uma proporção… são pessoas que querem denegrir a gente. Eu fico sentido com isso — declarou.
Na tarde de terça-feira (22), o Ministério Público de Seberi, que atende Erval Seco, recebeu denúncia de um cidadão sobre o caso. O processo está em análise pelo promotor de justiça Fabricio Diesel Perin. Procurado por GZH, o promotor não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Mesmo depois de apagado da rede social, o vídeo segue circulando pelo WhatsApp e tem gerado repercussão por parte de lideranças políticas, como a deputada estadual Laura Sito (PT-RS), e também de usuários nas redes sociais. “Prefeito de Erval Seco tá de parabéns, né, noção mandou lembranças”, escreveu um usuário. “Erval Seco ficou conhecido, pena que não foi por uma coisa boa”, diz outra postagem.
Foto : Noroeste do RS
/