Indicação do advogado foi aceita na quarta-feira (21); ele ocupará cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski
Aprovado na noite desta quarta-feira (21) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin marcou para esta quinta-feira (22) a primeira visita ao tribunal após a votação no Senado.
Ele será recebido pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, e dará início às tratativas para realização da posse, que ainda não tem data definida.
Na noite de quarta-feira (21), Zanin conversou com Rosa Weber por telefone. Além de receber as felicitações pela aprovação, os ministros marcaram o encontro para a tarde de quinta-feira.
Mais cedo, Cristiano Zanin recebeu os cumprimentos de todos os integrantes da Corte, que manifestaram apoio à sua aprovação por meio de notas divulgadas à imprensa.
Zanin tem 47 anos e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Antes da indicação, atuou como defensor de Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Operação Lava-Jato. Zanin ocupará a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano, e poderá atuar na Corte por 28 anos. A aposentadoria compulsória de ministros do Supremo ocorre aos 75 anos.