Próxima estação deve ter maior volume de chuva por causa do fenômeno El Niño
O inverno começa na próxima quarta-feira (21) e deve ser marcado, ao menos a partir da segunda metade de julho, pelo fenômeno El Niño. Apesar disso, as baixas temperaturas, já verificadas nos últimos dias, devem continuar no início desta semana. Na maior parte do Estado, o tempo deve ficar firme, com sol e frio ao longo da segunda-feira (19).
Há previsão de geada, apenas, na Região Central e no Norte. A partir da noite, no entanto, a chuva retorna, em pancadas, na Campanha, no Litoral Sul e em Uruguaiana. O volume de precipitação deve ser baixo. Porto Alegre deve ter mínima de 7°C e máxima de 18°C .
No Litoral Norte, Capão da Canoa, região afetada pelo ciclone extratropical na última semana, deve ter variação de 10°C a 18°C. Bagé deve ter de 3°C a 15°C e São José dos Ausentes de -3°C a 14°C, a menor do Estado, seguida de Cambará do Sul, que pode chegar a -1°C.
Na terça-feira (20), a chuva chega a outras regiões, incluindo a Metropolitana. No entanto, segue precipitação isolada, com baixos acumulados. No Norte, o tempo firme predomina, e não há previsão de geadas. Em Porto Alegre, a temperatura varia de 10°C a 19°C, em Caxias do Sul de 9°C a 18°C, em Santa Maria, com potencial chuva, de 8°C a 19°C .
Na quarta-feira (21), uma nova baixa pressão se forma na costa gaúcha, espalhando a chuva por todo o Rio Grande do Sul. Pode haver chuva mais volumosa, sobretudo no Oeste e no Norte. Em Passo Fundo, a chuva pode chegar a 30 milímetros e em São Borja, 35 milímetros.
Na primeira metade do inverno, o fenômeno El Niño ainda está mais fraco, mas há possibilidade de mais chuva e temperaturas mais elevadas no fim de julho, agosto e setembro.