Prêmio nasceu em 2000 pelo Conselho Oleícola Internacional e é um dos mais importantes do setor
Um azeite gaúcho foi reconhecido como o melhor do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award, um dos mais importantes prêmios do setor. Organizado pelo Conselho Oleícola Internacional, ele é considerado um “Oscar” dos azeites extravirgens. O premiado foi o Potenza Frutado, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu, no sul do Estado.
A responsável por criar o azeite foi a sommelier Cláudia Santos. Ela explica que o produto tem acidez máxima de 0,014% e que leva três variedades de azeitonas. A especialista também comenta que o azeite foi feito para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, saladas, frutos do mar e doces.
O Mario Solinas é um dos principais prêmios de azeite de oliva e existe desde 2000. Ele leva o nome de um pesquisador italiano responsável pelo desenvolvimento dos parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do produto. Neste ano, foram analisados cerca de 117 produtos, principalmente da Europa. Do Hemisfério Sul, foram quatro, dois do Brasil e dois da Argentina.
A primeira safra da Fazenda Serra dos Tapes foi no ano passado, quando foram produzidos cerca de 10 mil litros de azeite. Já em 2023, a produção chegou aos 41 mil litros. Para o ano que vem, a expectativa é bater a marca de 71 mil litros. A coluna falou sobre ela recentemente, relembre: Fazenda gaúcha começa a vender azeite de oliva de até R$ 90 em lojas físicas.
Fonte : GZHFoto : Roberta Pereira / Fazenda Serra dos Tapes / Divulgação