Panambi perde um de seus pilares de honradez e dignidade
Panambi perde um dos seus maiores ícones de dignidade humana, uma mulher que soube manter o altruísmo, mesmo diante de adversidades, sempre em nome da honradez que preservou como ninguém. Morreu na manhã desta sexta-feria(02) a Senhora Elenir de Fátima Dill Winck, na idade de 64 anos, ex-Secretária de Educação de Panambi, e Conselheira Benemérita do MTG/RS.
A Professora Elenir Winck, foi a Secretária de Educação do Município de Panambi por vários mandatos. Durante suas gestões a pasta foi o maior exemplo de correção e excelência no serviço público. Como gestora de uma das Secretarias de maior importância do Município, jamais sofreu sequer um apontamento em suas contas, demonstrando que, além de sua capacidade administrativa, era detentora de um caráter ímpar, uma dignidade que jamais morrerá.
Foi uma luta inglória contra uma doença infame, mas não faltou, jamais, a valentia e o altruísmo até seu último dia. Como uma Prenda Farroupilha a Primeira Dama do Rio Grande do Sul, tombou, mas sua história está apenas começando, serão muitas e muitas páginas ainda para contar quem realmente foi a Professora Elenir, a Diretora Elenir, a Secretária Elenir e a Cidadã Elenir, Conselheira Benemérita do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Elenir de Fátima Dill Winck, nasceu em 10 de novembro de 1958, na cidade de Cruz Alta, casada com Ciro João Winck, fixou residência em Panambi que lhe acolheu concedendo-lhe o Títutlo de Cidadã Honorária Panambiense, pelos relevantes serviços prestados à esta comunidade, ela deixa a filha Aline, o neto João Miguel e o filho do coração Eugênio, parentes e um incontável número de amigos espalhados pelo Brasil à fora.
Pós-graduada em Geografia, pela Unijuí. Iniciou sua carreira profissional como professora na rede municipal de Panambi, em 1975 e na rede estadual, em 1978. Foi Vice-Diretora da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde durante doze anos (de 1984 a 1996) e Diretora da EMEF Presidente Costa e Silva. Foi Secretária Municipal de Educação e Cultura de Panambi, por quatro administrações: (1997/2000; 2001/2004; 2009/2012; 2013/ 2016.
Em um dos últimos compromissos oficiais em que participou, A Sra. Elenir Fátima Dill Winck, esteve na sua cidade Natal Cruz Alta, por ocasião da Geração e Distribuição da Chama Crioula 2021, da 9ª Região Tradicionalista, que teve como tema “Caminhos de Anita” sendo homenageada como reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao tradicionalismo do Brasil. Na oportunidade, Elenir que já havia recebido a distinção da Medalha Barbosa Lessa, concedido apenas a tradicionalistas de muito valor, assim se manifestou:
“A GRATIDAO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO” –
Elenir de Fátima Dihl Winck
“Ontem participei do 69º Congresso Tradicionalista Gaúcho em Frederico Westphalen. Fiquei muito feliz em poder estar presente pois fui agraciada com a Medalha Barbosa Lessa que representa o reconhecimento pela dedicação e serviços prestados de forma voluntária ao tradicionalismo e para o engrandecimento e fortalecimento da cultura gaúcha. Que alegria reencontrar os amigos. Mas a emoção tomou conta, e as lágrimas vieram, pois os congressistas aplaudiram em pé. Meu reconhecimento e gratidão ao presidente Savaris, integrantes da diretoria e ao Conselho Diretor pois sempre trabalhamos com muita união e sinceridade.
Obrigada a todos.”