Quase metade da população do RS tem dificuldade para se alimentar, diz pesquisa - Agora Já -

Quase metade da população do RS tem dificuldade para se alimentar, diz pesquisa



Do total, 14,1% sofre de insegurança alimentar grave no estado. Indicador é o pior da região Sul do Brasil.

Foto: Reprodução/RBS TV
15 de setembro de 2022

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) mostra que 47,9% da população tem alguma dificuldade para se alimentar no Rio Grande do Sul. O número, de 5,4 milhões de pessoas, representa quase a metade dos habitantes do estado.

Os números do estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) ainda apontam que 14% dos gaúchos passam fome.

“Nós temos hoje no Rio Grande do Sul cerca 1,7 milhão de pessoas que não tem nada para comer todos os dias”, diz Juliano de Sá, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS.

O indicador coloca o RS como o pior entre os três estados do Sul do Brasil. No Paraná, o número de pessoas com insegurança alimentar grave é de 8,6%. Em Santa Catarina, 4,6% – cerca de um terço do total gaúcho.

“Não existe mágica para acabar com a fome. Só há uma saida, a fome precisa entrar no orçamento do estado do Rio Grande do Sul, esse será o desafio do próximo gestor para os próximos quatro anos”, considera Juliano.

Gente que ajuda

Entidades sociais auxiliam pessoas que precisam de algo para comer. A Associação dos Moradores da Vila Tronco (Amavtron) no bairro Santa Tereza, na Zona Sul de Porto Alegre, constata essa realidade diariamente.

“A gente nunca viu tantas pessoas vindo aqui pedir alimentos. Pessoas que tu conheceu na vida, pessoas trabalhadoras que conseguiam e hoje não conseguem. As pessoas estão entrando na pobreza e não estão conseguindo sair”, observa Luciano Cardoso, presidente da associação.

Doações, como as arrecadadas pelo Banco de Alimentos, são cada vez mais importantes. O Centro Diaconal Evangélico Luterano atende 250 crianças no turno inverso da escola é uma das entidades atendida pela organização.

“A sociedade do Rio Grande do Sul, realmente, é fantástica. Nós temos 250 toneladas todos os meses, é um esforço permanente”, diz o presidente da Rede Banco de Alimentos, Paulo Renê Bernhard.

*FONTE: G1 RS


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados