Número representa 245 mil entre um público total estimado em 554 mil crianças. Meta da campanha é alcançar 95% de vacinados.
O Rio Grande do Sul anunciou, nesta quinta-feira (8) a prorrogação da vacinação de crianças contra a poliomielite até o dia 30 de setembro. A medida segue o adotado pelo Ministério da Saúde.
Um dos motivos para a ampliação do prazo é a baixa procura. No RS, a SES calcula cobertura de apenas 44% das crianças de um a quatro anos. O número representa 245 mil entre um público total estimado em 554 mil crianças. A meta da campanha é alcançar 95% de vacinados.
Ao todo, 136 municípios gaúchos já atingiram a marca de 95% ou mais de cobertura. No entanto, algumas cidades ainda estão atrasadas. Em Caxias do Sul, na Serra, apenas 34% do público alvo foi imunizado. Em Erechim, no Norte, 50% das crianças foram vacinadas.
No final de agosto, o governo do estado autorizou a vacinação contra a pólio e a Covid-19 nas escolas públicas e privadas. Em Pelotas, no Sul do estado, o município leva uma unidade móvel para aplicar as doses.
“A gente estaciona o trailer em frente à escola pra facilitar. Todas as nossas estratégias são para melhorar a cobertura vacinal do municipio e atingir o maximo de crianças e adultos nos bairros”, diz a diretora da Vigilância em Saúde do município, Aline Machado da Silva.
Todas as crianças de um a quatro anos devem fazer vacina contra a poliomielite. É aplicada a chamada “gotiha”, desde que a criança já tenha recebido as três doses de vacina inativada do esquema básico, previstas aos dois, quatro e seis meses de idade.
O estado segue promovendo a campanha de multivacinação. Estão disponíveis os imunizantes contra Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Aos adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
*Fonte: GaúchaZH