Produtor de Nova Hartz criou conta em rede social para divulgar a espécie
É a docilidade de um búfalo de quase uma tonelada que conecta uma propriedade do interior de Nova Hartz, no Vale dos Sinos, com o sucesso dos seus 15,5 mil seguidores no Instagram. Conhecido como Soberano, na rede social, @soberano3428, o animal é tão dócil que, se bobear, lhe “tasca uma lambida” sem nem te conhecer. E a ideia de criar a conta foi justamente essa: desmitificar estereótipos violentos da espécie.
— As pessoas se apavoram pelo tamanho do búfalo. Mas o Soberano é um cachorrinho de tão manso — se orgulha o dono, Marcos Bottega.
Conforme a Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), essa é uma característica ainda pouco conhecida da espécie: a docilidade e o fácil manejo.
A história do Marcos e do Soberano, hoje com cinco anos, começou quando o animal tinha seis meses. Apaixonado por bichos, o produtor sempre quis ter um búfalo. E decidiu, um dia, ir atrás de um criatório para adquirir um. Lá, em meio a 70 animais, o Soberano levantou a cabeça bem no momento da escolha, conta:
— Lembro até hoje, estava com a “franjinha” (característica da espécie) bem repartida ao meio. Aí o bicho me escolheu, não teve jeito.
Na hora, o produtor disse que o cabanheiro chegou a questioná-lo se iria mesmo levar aquele animal. “Pegou o mais brabo de todos!”, recorda ter ouvido. Mas a amizade nasceu ali mesmo. Marcos amansou o búfalo e batizou de Soberano, em alusão à canção Boi Soberano, de Tião Carreiro & Pardinho. O animal ficou tão manso que até o seu pequeno filho, Marcus Henrique, montava em cima do búfalo. E virou o xodó da casa.
Hoje, além de levar o Soberano a desfiles de carreteiros, participa de feiras e usa o animal para ajudar no manejo da propriedade. Mas a vida de celebridade é a que predomina, brinca o produtor:
— Já estamos com a agenda lotada (de eventos em que o búfalo vai participar) no ano que vem. É tudo por amor e para a divulgação da espécie.
A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.