Além de igualar o espraiamento pelas áreas da Capital no primeiro turno, o emedebista também apresentou melhora ante 2020
Repetindo o mapa do primeiro turno das eleições municipais em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) mostrou domínio em todas as áreas da Capital na segunda etapa do pleito, realizada neste domingo (27). Em disputa contra Maria do Rosário (PT), o atual prefeito garantiu a reeleição vencendo nas 10 zonas eleitorais da cidade — mesmo resultado observado no dia 6 de outubro.
No segundo turno, Melo conquistou 406.467 votos (61,53%). Já Maria do Rosário foi a escolha de 254.128 eleitores (38,47%).
O melhor desempenho de Melo neste segundo turno foi registrado na zona eleitoral número 111, onde conseguiu o aval de 66,94% dos eleitores. Essa área reúne bairros como Humaitá, Navegantes, Boa Vista, Anchieta, Três Figueiras e Passo d’Areia.
O cenário foi parecido na zona 112, que abrange bairros do centro-norte, como Jardim Lindóia, São Sebastião e Vila Ipiranga. Nesse setor, levou 66,85% dos votos.
Já Maria do Rosário chegou mais perto de Melo na primeira zona, que inclui a região das Ilhas e a área central de Porto Alegre — uma das mais afetadas pela inundação de maio. A petista fez 48,38% dos votos contra 51,62% do adversário nesse espaço, perdendo por apenas 3,24 pontos percentuais.
Na primeira rodada das eleições, a petista também apresentou o melhor resultado nesse local, ficando na segunda colocação.
No entanto, esse extrato é uma exceção dentro do recorte geográfico do segundo turno na Capital. Melo conseguiu grande descolamento da oponente na maior parte das regiões, abrindo vantagem acima dos 20 pontos percentuais em seis delas (veja no mapa).
O bom desempenho de Melo se repetiu, inclusive em outras partes da cidade atingidas pela enchente, como Sarandi e bairros do 4º Distrito. A atuação de Melo diante da tragédia climática foi duramente criticada pelos adversários, que tentaram responsabilizá-lo pelos estragos que a enchente causou na cidade.
Além de igualar o espraiamento pelas áreas da Capital no primeiro turno, o emedebista também apresentou melhora ante a última vez que disputou a prefeitura de Porto Alegre.
Em 2020, quando conquistou a cadeira do comando do Executivo da Capital pela primeira vez, Melo venceu Manuela D’Ávila (PCdoB) em nove das 10 zonas eleitorais da Capital.