Jeremias, quando observou os conflitos pesados e difíceis que teve que enfrentar, ficou muito perturbado; pois ele não teve coragem suficiente e firmemente para encarar um povo degenerado, que quase todos se afastaram da lei de Deus: era difícil trazer de volta à obediência e ao curso certo da vida. Mas Deus foi no ponto, o medo de Jeremias diante das disputas tão severas com aquele povo rebelde, endurecidos em sua maldade.
Ei! Você, que nesse início de semana, se sente com medo do que precisa encarar esta dias conturbados e desconhecidos, O Deus de Jeremias, que penetra no coração dos homens e conhece todos os seus sentimentos e motivos ocultos, quer curar teu medo, e lhe diz agora: Não tenha medo!
Não tenha medo da falta de piedade, respeito, gratidão, sinceridade e amor que se instalou ao seu redor. Com coragem e confiança em seu Deus, sinta Ele com você te dando paz na tempestade e vitória sobre o inimigo como deu a Jeremias. Se contente com a defesa de Deus. Para todas às fúrias peculiar deste mundo pecador, que se levantar contra seus filhos, Deus tem a defesa, suas forças e poder são os mais fortes, e devemos nos sentir seguros de que apenas a defesa de Deus é suficiente para nos proteger.