Massa de ar frio reforça instabilidade no Estado, mas temperatura deve continuar elevada
A penúltima semana de fevereiro vai começar com a frente fria avançando sobre a costa do Rio Grande do Sul. Devido à condição, todo o Estado está sob alerta de tempestade. Apesar disso, a temperatura deve seguir elevada, o que mantém a sensação de abafamento em todas as regiões.
O alerta de tempestade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), iniciou às 10h deste domingo (16) e tem duração de 24 horas. Há possibilidade de ventos intensos, podendo alcançar 60 quilômetros por hora, chuva de até 50 milímetros e queda de granizo.
Apesar do alerta, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. A condição é válida para todo território gaúcho, catarinense e parte do paranaense e paulista.
No início da tarde de domingo (16), os termômetros marcavam 33ºC em Porto Alegre e o céu ainda não mostrava sinais de tempestade. Logo após o meio-dia, a sensação térmica chegou aos 37ºC.
Na segunda-feira (17), a massa de ar frio passa a indicar uma baixa mobilidade, o que reforça a instabilidade que atua sobre o Estado e deixa a chuva mais persistente. Entre o fim da madrugada e o decorrer da manhã, haverá condição para chover nas áreas da Campanha Gaúcha, Fronteira Oeste, Sul, Região Central e Região Metropolitana.
No decorrer das horas, os termômetros devem seguir com elevação expressiva e as instabilidades ganham força. As condições aumentam o risco de chuva forte, persistente e volumosa, o que favorece a ocorrência de transtornos.