Prefeito de Ipê, Cassiano Caon é encontrado morto - Agora Já -

Prefeito de Ipê, Cassiano Caon é encontrado morto



Ele tinha 53 anos e estava em casa, na localidade de Capão do Bugre

Foto: Arquivo da prefeitura de Ipê / Divulgação
4 de novembro de 2023

O prefeito de Ipê, Cassiano De Zorzi Caon, 53 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (4). Ele estava em casa, na localidade de Capão do Bugre, em Fazenda da Serra, no interior do município. A Brigada Militar (BM) foi acionada por volta de 10h, após os familiares o localizarem no meio da pastagem. 

As causas da morte serão investigadas, mas a polícia acredita que Caon tenha se suicidado. Os detalhes dos atos fúnebres ainda não foram divulgados

“Tinha um coração enorme”, diz secretário de Ipê

Um grande amigo, fã de rock e bastante acessível. É assim que quem trabalhava com Caon recorda do prefeito de Ipê.

— Ele era um superior parceiro. A forma de lidar dele era bem tranquila. Ele ouvia todo o secretariado e dava autonomia para a gente trabalhar. Sempre foi um prefeito bom de trabalhar, e também com a população. Ele tinha um coração enorme. Pessoal perguntava para ele, e às vezes não era responsabilidade da administração, mas ele queria que desse um jeito para resolver os problemas — descreve o secretário de Administração, Planejamento e Habitação de Ipê, Fabiano Farinea.

Caon, que também trabalhava no ramo leiteiro, estava no primeiro mandato como prefeito, depois ter sido vereador entre 2017 e 2021. Mesmo que tivesse nascido em Caxias do Sul, ele considerava-se filho de Ipê e ipeense com orgulho. O político deixa esposa e dois filhos.

No dia a dia, Farinea lembra que o prefeito era muito fã de rock, de bandas como Led Zeppelin, Metallica e Iron Maiden. Inclusive, no último dia 21, durante a escolha do trio de soberanas de Ipê, Caon ficou animado quando a banda responsável pela festa fez cover de Cazuza, o que gerou uma memória divertida sobre o chefe do executivo.

— Ele dizia, “é isso que temos que trazer para as festas” — recorda o secretário.

A última aparição pública de Caon foi na noite de sexta-feira (3). O prefeito e a família estiveram na abertura da Fenamassa, em Antônio Prado.

Atuação política em Ipê

O secretário costumava viajar com Caon para Brasília em busca de demandas para Ipê. Farinea lembra que durante a gestão, o prefeito trouxe conquistas importantes, como obras de pavimentação asfáltica em quase todos os bairros da cidade, reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) local, construção de nova creche, além de obras de infraestrutura rural. A meta da administração é pavimentar toda área urbana do município até o fim do mandato.

A morte de Caon também é lamentada por políticos da Serra. O presidente do MDB de Caxias e deputado estadual Carlos Búrigo lembra do prefeito de Ipê como “uma grande pessoa” e que “estava fazendo uma ótima administração”.

— A comunidade de Ipê e o MDB perdem uma grande liderança — lamenta Búrigo.

Vice declara luto oficial

Nas redes sociais, a assessoria de imprensa de Ipê publicou uma nota de pesar. Além disso, o vice-prefeito José Mário Grazziotin decretou luto oficial por sete dias a partir deste sábado: “É com imenso pesar e tristeza que a prefeitura de Ipê comunica o falecimento do prefeito Cassiano De Zorzi Caon. Neste momento de dor, nossa solidariedade aos familiares e amigos, por esta irreparável perda. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortá-los nesse momento, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé”, afirma a nota.

Procure ajuda

Caso você esteja enfrentando alguma situação de sofrimento intenso ou pensando em cometer suicídio, pode buscar ajuda para superar este momento de dor. Lembre-se de que o desamparo e a desesperança são condições que podem ser modificadas e que outras pessoas já enfrentaram circunstâncias semelhantes.

Se não estiver confortável em falar sobre o que sente com alguém de seu círculo próximo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. O CVV (cvv.org.br) conta com mais de 4 mil voluntários e atende mais de 3 milhões de pessoas anualmente. O serviço funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados), pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil (confira os endereços neste link).

Você também pode buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no telefone 192, ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Estado. A lista com os endereços dos CAPS do Rio Grande do Sul está neste link.

Fonte : GZH /Pioneiro 
Foto : Arquivo da prefeitura de Ipê / Divulgação

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados