Papa Francisco teve noite tranquila e está repousando, diz Vaticano - Agora Já -

Papa Francisco teve noite tranquila e está repousando, diz Vaticano



Pontífice está internado desde 14 de fevereiro, depois que um surto de bronquite piorou e se transformou em pneumonia em ambos os pulmões

Foto:
2 de março de 2025

Papa Francisco, que está hospitalizado há mais de duas semanas com pneumonia, está em condição “estável” após passar uma “noite tranquila”, informou o Vaticano no domingo.

“O Papa ainda está repousando”, disse a Santa Sé em sua última atualização de saúde sobre o chefe da Igreja Católica de 88 anos.

Na noite de sábado, o jornal informou que o papa ainda estava recebendo oxigênio, mas não tinha febre, estava comendo, estava alerta e rezando.

Seus parâmetros hemodinâmicos — aqueles relacionados ao fluxo sanguíneo — também estavam estáveis, e ele não apresentava a contagem alta de glóbulos brancos que geralmente indica uma infecção, disse o Vaticano, acrescentando que o prognóstico, como nos dias anteriores, permanecia “reservado”.

Francisco, líder de quase 1,4 bilhão de católicos do mundo, foi internado no hospital Gemelli, em Roma, em 14 de fevereiro, com bronquite que logo evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões.

No último fim de semana, o Vaticano informou que ele estava em estado “crítico”, sofrendo um grave ataque respiratório e precisando de transfusões de sangue, o que gerou preocupação generalizada.

Após uma série de melhorias incrementais, houve notícias mais alarmantes na sexta-feira, quando o Vaticano disse que Francisco “apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que levou a um episódio de vômito com inalação e uma piora repentina do quadro respiratório”.

“Os médicos levarão de 24 a 48 horas para avaliar o impacto” da crise respiratória de sexta-feira, disse uma fonte do Vaticano.

Andrea Ungar, professor de geriatria na Universidade de Florença, disse à AFP no sábado que aparentemente o vômito entrou nos pulmões do papa, o que “agravou a pneumonia”.

Esse problema normalmente exige um reforço de antibióticos, ventilação e exercícios respiratórios, disse ele.

Ele também concordou que as primeiras 24 a 48 horas após um incidente são cruciais, acrescentando que o Pontífice provavelmente ficará no hospital por algum tempo — “pelo menos 10 dias” no cenário mais otimista.

Mundo preocupado

Católicos e outros simpatizantes ao redor do mundo têm rezado pelo papa argentino, que lidera a Igreja há quase 12 anos.

Peregrinos se aglomeraram no hospital Gemelli, rezando pelo pontífice e deixando mensagens escritas à mão, incluindo cartazes ilustrados por crianças e balões com sua imagem.

Francisco continuou trabalhando na suíte papal especial no 10º andar do hospital, mas sua ausência gerou novas especulações sobre sua capacidade de liderar a Igreja.

Ele não é visto em público desde a manhã de sua internação hospitalar, a quarta desde 2021 e a mais longa de seu papado.

Francisco deve perder sua oração semanal do Angelus no domingo pelo terceiro fim de semana consecutivo, com o Vaticano dizendo que publicará um texto em seu lugar.

O jesuíta, que teve parte de um dos pulmões removido quando jovem, tem sofrido cada vez mais com problemas de saúde nos últimos anos.

Em 2021, ele passou por uma cirurgia de cólon. Dois anos depois, ele fez uma operação de hérnia. Ele também é propenso a bronquite e sofre de dores no quadril e no joelho, o que o tornou dependente de uma cadeira de rodas.

Francisco sempre deixou em aberto a opção de renunciar caso sua saúde piorasse, seguindo o exemplo dado por seu antecessor, o teólogo alemão Bento XVI, que renunciou em 2013.

Antes de sua hospitalização, Francis disse repetidamente que ainda não era o momento — e talvez nunca seja.

No entanto, especialistas médicos alertaram que a idade e a saúde de Francis significam que uma recuperação sustentada levará tempo.

Francisco mantém uma agenda lotada, principalmente porque a Igreja celebra um ano santo de Jubileu este ano, um evento que deve atrair dezenas de milhões de peregrinos a Roma e ao Vaticano.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados