Nos últimos oito anos, o município de Panambi testemunhou um crescimento expressivo no setor de agroindústrias familiares certificadas. Em 2017, apenas cinco estabelecimentos possuíam o Certificado no Programa Estadual de Agroindústria Familiar. Atualmente, esse número aumentou para 23, refletindo um incremento de 360% no período.
Esse avanço é atribuído, em grande parte, às ações implementadas pelo poder público local, que têm incentivado a formalização e o desenvolvimento dessas empresas agrícolas. Iniciativas como a oferta de assistência técnica, programas de capacitação e facilitação no acesso a linhas de crédito foram fundamentais para esse progresso.
Na última quinta-feira (12/12), durante uma solenidade especial, mais um certificado foi entregue para uma agroindústria panambiense: a Granja Avícola Postura de Ouro, da família Pott. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e representantes do Governo do Estado: Diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Flavio Smaniotto, e
Chefe de Gabinete Norton Braun, da Secretaria de Desenvolvimento
Rural, celebrando a formalização de mais um empreendimento que contribuirá para a economia regional.
De acordo com o Prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, o crescimento das agroindústrias familiares no município não apenas fortalece a economia local, mas também promove a geração de empregos e a diversificação da produção agrícola. “Panambi tem um dos maiores números de agroindústrias legalizados per capita, do estado. Este crescimento é resultado de um grande trabalho coletivo: dos servidores municipais, que se qualificaram para superar entraves burocráticos na legalização das novas empresas, do poder público através da SDE e da EMATER e dos próprios empreendedores, compreendendo a importância da formalização e da permanência no interior para promover a diversificação da produção, impulsionando seu desenvolvimento”.
Fonte : Comunicação Pref Panambi