Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar caso que aconteceu em Forqueta, na última sexta-feira
Morreu, no final da manhã de sábado (31), o cachorro que foi amarrado por uma corda e arrastado por um carro no bairro Forqueta, em Caxias do Sul. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (30), na Rua Miguel Gilberto Maschio. Ele recebeu atendimento veterinário em uma clínica do bairro Jardim América e, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu.
A cena foi flagrada pela câmera de segurança de uma residência. O vídeo mostra o veículo, um Opala bege, transitando com o cachorro amarrado. Uma das moradoras da região, que preferiu não se identificar, disse que o motorista do carro parecia estar descontrolado. Ele foi alertado por outra pessoa de que o cachorro estava amarrado e afirmou que não percebeu que o animal estava ali. A imagem da câmera mostra ainda o motorista soltando o cachorro e puxando-o pela corda até a calçada. Ele fugiu sem prestar socorro.
Vizinhos então se mobilizaram para ajudar o animal, que foi resgatado e encaminhado para o tratamento das lesões em atendimento veterinário. Após a confirmação da morte do cachorro, a ONG Sem Raça Definida, de Caxias do Sul, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Em Caxias, os casos de maus-tratos a animais são investigados pela 3ª Delegacia de Polícia. O delegado titular, Edinei Albarelo, informou que o inquérito policial será instaurado nesta segunda-feira (2).
Desde 2020, o Brasil conta com uma nova legislação que combate maus-tratos a animais — cães e gatos. A Lei 14.064 aumentou a pena para agressores e prevê prisão em flagrante para quem maltrata os bichinhos de estimação. Hoje, caso a agressão seja contra cães e gatos, esse agressor é preso. A pena é de quatro a cinco anos e pode chegar a seis anos e meio conforme agravantes, como o caso da morte do animal.
As denúncias referentes aos maus-tratos a animais em Caxias podem ser feitas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo telefone (54) 3901-1445 ou (54) 3901-1446.
É possível denunciar no site da Polícia Civil do Rio Grade do Sul e no Comando Ambiental da Brigada Militar pelo (54) 3215-5531.