Com 13 indicações, o filme francês liderava a corrida ao maior prêmio do cinema antes de se envolver em polêmicas
A repercussão internacional da vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025 destacou a superação do brasileiro sobre o filme francês “Emilia Pérez”, que liderava a corrida ao maior prêmio do cinema com 13 indicações.
O brasileiro “Ainda Estou Aqui” ficou com a estatueta de Melhor Filme Internacional, superando não só “Emilia Pérez” (França), como também “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “A Garota da Agulha” (Dinamarca) e “Flow” (Letônia), que já tinha levado a estatueta de Melhor Animação no momento do anúncio.
A mídia internacional destacou a surpresa do filme brasileiro superando “Emília Pérez”, que era considerado o favorito nos primeiros momentos da disputa, mas acabou se envolvendo em diversas polêmicas nas últimas semanas.
Variety: “Para a alegria do Brasil, ‘Ainda Estou Aqui’ prevaleceu”
O veículo especializado classificou a vitória de “Ainda Estou Aqui” como “surpresa” em um artigo que apontou os “esnobados e surpresas” do Oscar 2025.
“Dadas as 13 indicações que ‘Emilia Pérez’ teve sobre as 3 indicações para ‘Ainda Estou Aqui’, parecia estatisticamente provável que o primeiro levasse a estatueta de destaque internacional. Mas, para a alegria do Brasil, Ainda Estou Aqui prevaleceu”, apontou a Variety.
The Hollywood Reporter: “Notavelmente, o filme superou o francês”
“O Brasil ganhou seu primeiro Oscar de longa-metragem internacional por ‘Ainda Estou Aqui’, a história de uma família desfeita em meio a uma ditadura. Notavelmente, o filme superou o francês ‘Emilia Pérez’, que levou para casa vários Oscars no início da noite.”
The Guardian: “Se beneficiou das dificuldades”
“É provável que ‘Ainda Estou Aqui’ tenha se beneficiado das dificuldades que afetaram ‘Emilia Pérez’ – quando as indicações ao Oscar foram anunciadas, este último filme liderou, mas a campanha foi abalada depois de terem sido descobertas mensagens preconceituosas no feed das redes sociais de Karla Sofía Gascón, juntamente com reclamações sobre a representação do México e da sua história.”
Vanity Fair: “Reviravolta notável”
“Alguns meses atrás era uma certo de que ‘Emilia Pérez’ ganharia o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Mas devido a uma reviravolta notável nos acontecimentos desde então, o polêmico rolo compressor da Netflix chegou ao Oscar de domingo como o azarão na categoria – e, na verdade, acabou perdendo para ‘Ainda Estou Aqui’, o drama brasileiro dirigido por Walter Salles.”