Com estreias, time de Gustavo Quinteros levou gol na segunda etapa, buscou empate no final e levou a melhor na marca da cal. Tricolor volta a campo no sábado, contra o Juventude, pela semifinal do Gauchão, na Arena
Já na primeira fase, foi preciso apelar para a imortalidade. O Grêmio conquistou a classificação na Copa do Brasil ao bater o modesto São Raimundo nos pênaltis por 4 a 1 após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Na noite desta quarta-feira (19), o estreante Cristian Olivera evitou o vexame no Estádio Canarinho, em Boa Vista, capital de Roraima, com gol nos acréscimos após os donos da casa saírem na frente com Kanté.
Com a vaga garantida na próxima etapa da Copa do Brasil e o sonho do hexa vivo, o Tricolor volta a pensar no Gauchão. No próximo sábado (22), enfrenta o Juventude às 21h30min, pelo primeiro jogo da semifinal, na Arena, em Porto Alegre.
O adversário da próxima fase será o Barcelona de Ilhéus, da Bahia, ou o Athletic Club, de Minas Gerais, que se enfrentam na terça-feira (25). A equipe gaúcha voltará a atuar fora de casa em jogo único.
Na partida, Lucas Esteves, na lateral-esquerda, e Cristian Olivera, na ponta-direita, foram os reforços apresentados à torcida na escalação inicial. Além disso, Quinteros optou por Tiago Volpi no gol e escalou Cuéllar no meio.
De resto, velhos conhecidos: João Pedro na direita, Rodrigo Ely e Jemerson no miolo da zaga. Villasanti ao lado do colombiano Cuéllar, Cristaldo e Aravena mais à frente, juntos com o uruguaio. Braithwaite foi o centroavante.
Como o Grêmio usou e abusou do seu lado, em especial nos primeiros 15 minutos, Olivera foi o centro das atenções gremistas na primeira etapa.
O uruguaio buscou tabelas, tentou dribles e se apresentou na área para finalizar. Aos 10 minutos, teve chance de cabecear um cruzamento de Aravena. Traído pelo quique alto da bola, não foi feliz.
Com o meio campo congestionado, o time de Gustavo Quinteros procurou as laterais e os consequentes cruzamentos para chegar ao gol. Nada feito.
A partida seguiu sem brilho, também culpa da pouca qualidade técnica adversária.
Ainda na etapa inicial, o técnico tricolor precisou gastar duas substituições: Aravena deu lugar ao estreante Amuzu e João Lucas entrou na vaga de João Pedro. Ambos saíram com dores.
Quando os donos da casa finalmente encaixaram um contra-ataque, surgiu o momento de maior perigo até então: Felipe cruzou — ou chutou — e colocaria a bola no ângulo de Volpi se não fosse a boa intervenção do goleiro.
O lance arrancou gritos de “eu acredito” da torcida. A tentativa do São Raimundo foi respondida pouco depois quando Jemerson acertou a trave de Carlos Henrique após cobrança de escanteio e ajeitada de Braithwaite.
Morno na sua maior parte, o primeiro tempo acabou agitado, inclusive com chute de Amuzu de fora da área. Os sustos de ambos os lados, as faltas duras e as substituições queimadas de forma precoce por Quinteros acenderam o alerta para o segundo tempo.
O Grêmio voltou ciente da tensão. De pacato, tornou-se agressivo com a bola no pé, com as iniciativas pessoais de Monsalve, que entrou no lugar de Cristaldo, pelo centro e Amuzu pela esquerda.
Contudo, quem acertou o gol primeiro na etapa final foi o São Raimundo. Uma pancada de Belão, em rebote de escanteio, acabou espalmada por Volpi.